Navigation Menu

Fênix Negra - Guia Completo


Por Victoria Hope

GUIA COMPLETO  - FÊNIX NEGRA 


Oi pessoal! Hoje damos início a nossa série de guias completos sobre os principais personagens do universo dos quadrinhos, da televisão e do cinema. Toda terça vamos atualizar essa lista e você poderá aprender cada vez mais sobre diversos personagens que fizeram e ainda fazem história no mundo geek!

Vale lembrar que o próximo filme dos X-Men nos cinemas terá Simon Kinberg na direção, que já esteve envolvido nos outros longas da franquia como produtor e agorá irá comandar esse novo título.

Aproveitando o anúncio de Fênix Negra nos cinemas, iremos falar um pouco sobre essa personagem, que é considerada uma das mutantes mais poderosas de toda a saga. Para isso, começaremos com sua infância até os dias de hoje, além de seu papel no multiverso da Marvel.

A saga da Dark Phoenix ou Fênix Negra é uma extensão do universo de X-Men, com foco principal na história de Jean Grey, uma mutante do tipo Omega, que é uma das personagens mais poderosas de toda a saga. Vamos voltar ao passado no tópico a seguir. 

-- INFÂNCIA --- 

Jean Grey foi filha de um professor de história e era considerada comum até completar 10 anos, quando passou por um grande trauma. Enquanto brincava com uma amiga (chamada Annie), essa colega foi atropelada por um carro e o impacto acabou 'ativando' os poderes telepáticos da Jean, fazendo com que ela sentisse toda a dor, o medo e a morte da própria amiga. Isso fez com que ela se isolasse completamente desde muito cedo, se afastando de todo mundo, passando a não falar com mais ninguém.



Quando tinha apenas 11 anos de idade, seus pais não aguentavam mais o comportamento dela, vendo que o tratamento com um psiquiatra não estava surtindo efeito. A grande coincidência foi que esse mesmo psiquiatra era grande amigo do Charles Xavier e indicou a 'escola' do professor Charles como uma alternativa para seu tratamento. Jean foi a quinta aluna da Escola de Mutantes do Charles.



-- ADOLESCÊNCIA --- 

Com o passar do tempo, Jean aprende que é uma mutante, mas nunca fala sobre isso com seus pais, sabendo que eles a rejeitariam se soubessem. Além disso, Jean não era apenas uma mutante omega, mas também uma mutante muito poderosa. Para que ela não enlouquecesse, pois o poder da mente dela era muito poderoso e instável, Charles criou várias barreiras para que ela não pudesse usar seus poderes até estar madura o suficiente. Anos depois, já madura e sendo a primeira mulher na escola de Xavier, ela adota o nome de Garota Marvel.



-- JUVENTUDE --- 

Sua primeira missão é derrotar Magneto, junto da equipe de mutantes treinada por Charles Xavier. Agora já jovem, ela finalmente sabe controlar bem seus poderes, apesar de não saber o seu verdadeiro potencial. Charles nunca diz o quão poderosa ela é, por medo de que algo ruim acontecesse caso ela se corrompesse.



De vez em quando, Jean ainda sofre com a timidez, pois não gosta muito de se comunicar com as pessoas, mas ela tenta seu melhor e acaba criando algumas amizades, incluindo com o Scott Summers (Cyclops), que futuramente se tornaria seu namorado.



-- FASE ADULTA --- 

Em algum momento da saga de X-men, Charles precisa se ausentar, liberando a Jean das barreiras psíquicas pra que ela pudesse comandar os X-men durante a ausência do professor. Durante a ausência de Charles, todos os novos mutantes da escola são sequestrados pelos Sentinelas, incluindo Jean, mas juntos eles conseguem derrotar seu sequestrador, porém na hora de voltar pra casa, a nave onde estavam sofre um grave acidente. Enquanto a nave caia, Jean utiliza seus poderes de telekinesis para controlá-lo, mas ele é mais forte que ela, fazendo com que ela perdesse seus poderes aos poucos, até quase morrer. A partir desse momento, uma entidade cósmica chamada Força Phoenix salva sua vida. 


Depois que a equipe volta pra Terra sã e salva da missão, Jean está muito diferente, ela não é a mesma Jean. Muitos acreditavam que a radiação havia mudado ela, inclusive a própria Jean acreditava nisso e passa a adotar o nome de Phoenix. Sem treinamento nenhum pra lidar com o seu poder 3 vezes aumentado, ela luta contra a Fênix dentro de si pra não deixar a antiga Jean morrer.


-- FÊNIX NEGRA --- 

Enquanto tentava controlar a Fênix dentro do próprio corpo, Jean acaba caindo nas garras do Mestre Mental, um vilão com poderes ilusinógenos que entra na mente dela a fim de corrompê-la (coisa que o Xavier temia que fosse acontecer desde quando ela era uma criança). Ele consegue entrar na mente dela, transformando ela em Rainha Negra do Círculo, uma espécie de clube fechado para mutantes e humanos ricos. 

Agora com o Lado Negro faminto, Jean se torna a Fênix Negra e com sua nova identidade, começa a cometer várias atrocidades, desde destruição de planetas a destruição de propriedades públicas e privadas. Quando 5 bilhões de seres de um sistema solar morrem por suas mãos, Charles finalmente intervém. ajudando-a a recuperar seu controle, porém ela agora é declarada uma ameaça espacial.



[TW: s*icidio] 

Na última batalha dos X-Men a fim de derrotar a Guarda Imperial de Shi'ar, a equipe inteira é derrotada, fazendo com que Jean tirasse a própria vida ao perceber que seu lado negro estava voltando, a fim de executar sua vingança contra o povo de Shi'ar. Esse é um marco de toda história dos quadrinhos na Saga da Fênix Negra.



-- FÊNIX NEGRA  - O RETORNO --- 

Todos pensavam que Jean havia morrido, mas meses após o s*ic*dio, um casulo é encontrado no fundo da Baia da Jamaica e adivinhem só? Dentro dele estava o corpo de Jean Grey! Tão saudável quanto antes.Vários testes determinaram que aquela era mesmo a Jean, vivinha da silva. Seu corpo literalmente renasceu das cinzas do casulo. Ela perde seus poderes telepáticos completamente, mas os telecinéticos estão mais fortes que nunca. Com isso, Jean reúne os X-Men novamente e funda o X-Factor, com a intenção de ajudar mutantes ao redor do mundo e dar continuidade ao legado de Charles.


-- JEAN GREY  - PHOENIX BRANCA ---  

Anos se passam e Jean Grey se torna a Diretora do Instituto Xavier, com a Phoenix sempre dentro de seu corpo, porém controlada. Muita coisa acontece nesse meio tempo e ela acaba descobrindo o outro lado, o da Phoenix Branca, que tem o poder de visitar o futuro. Lá ela conhece Nathan Summers (Cable), filho de Scott Summers (Cyclops).


 A partir dessa evolução, Jean Grey se torna imortal, pois toda vez que morre em batalha, renasce de suas cinzas, em forma de ovo. Isso acontece diversas vezes ao longo da saga X-Men. 

Como Fênix Branca, Jean tem total controle sobre a Fênix, logo ela se torna finalmente Fênix e Fênix se torna Jean, ambas passam a ser a mesma pessoa e conviver em harmonia. Elas nunca mais serão separadas e os poderes da Jean se tornam ilimitados, fazendo com que ela se torne ainda mais poderosa que antes e um dos seres mais poderosos de todas as galáxias.



Acabamos por aqui, gente! Phoenix Negra é apenas um spin off curto de X-men, então não há muito mais o que explorar, além do casamento dela com o Scott. Ela é definitivamente uma das personagens mais poderosas da Marvel! Mal podemos esperar para ver sua estreia solo no cinema e torcer, por quem sabe, uma origem da sua colega de equipe, Tempestade ;)

2 comments:

  1. O v e r p o w e r !
    Ótimos resumo da salada que é Jean/Phoenix.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada :) Salada mesmo, dá até pra se perder em tantos arcos dela né? hahahha

      Delete