Navigation Menu

[Review] Uma Razão Para Viver

Resultado de imagem para breathe movie

Por Victoria Hope



Drama emocionante sobre uma história real marca a estreia de Andy Serkis por trás das câmeras 



Uma Razão Para Viver (Breathe), estrelado por Andrew Garfield e Claire Foy, é o primeiro filme de Andy Serkis como diretor. O renomado ator britânico marca sua estreia com chave de ouro em uma produção sensível e necessária em tempos onde a inclusão social é cada vez mais discutida. 

A trama conta a história real de Robin Cavendish (Andrew Garfield), um homem saudável, aventureiro e brilhante, que atua como negociador de chás pelo mundo, porém sua vida muda completamente ao descobrir que contraiu poliomelite. Durante sua juventude, o jovem perde completamente seus movimentos do corpo e passa a viver respirando através de aparelhos, mas com a determinação de sua esposa Diana (Claire Foy), consegue mudar seu destino mais uma vez e provar que mesmo com uma doença irreversível, é possível ser feliz, mesmo que por pouco tempo.

De forma extremamente sensível e até mesmo hilária, Serkis consegue contar essa história tão inspiradora do rapaz que conseguiu 'enganar' até mesmo a morte e contrariou a medicina da época (Anos 60), conseguindo sobreviver em uma cadeira de rodas incrementada por mais de 11 anos, e para completar, ainda atuou como um grande ativista pelas causas de deficientes físicos. Tudo o que seu personagem queria, era que outras pessoas com a mesma deficiência que ele pudessem viver felizes ao invés de apenas sobreviver presos pra sempre em quartos de hospitais. 


Resultado de imagem para uma razão para viver breathe
Andrew Garfield em uma de suas melhores performances em anos / Distribuidora 

Diana, a esposa do antigo negociador tem um papel primordial para a melhora do esposo, pois mesmo quando seu marido desenvolve uma profunda depressão e não mais queria estar vivo, ela insistiu, não deixou que o hospital desligasse suas máquinas, conseguindo levar seu esposo em segurança de volta para sua nova casa, longe do ambiente mórbido do hospital. 

Outros personagens extremamente cruciais para a sobrevivência de Robin, foram seus amigos que nunca o deixaram sozinho, nem mesmo nos momentos mais difíceis, além de Jonathan, filho do casal que ajudou a mãe a cuidar de seu pai até o fim de seus dias. 

Resultado de imagem para jonathan breathe movie
O filme mostra a importância do apoio de familiares e amigos no tratamento de deficientes físicos

O filme também reacende questões como a polêmica da eutanásia além do descaso de alguns hospitais para com seus pacientes deficientes. Afinal, a esposa de Robin foi uma heroína na vida do dele, ou apenas egoísta por não deixar que seu marido pudesse opinar sobre seu próprio corpo? A decisão de deixar um ente querido ir nem sempre é fácil e o tema é bem discutido ao longo da trama.

Vale dizer que o filme é um dos grandes cotados ao Oscar de 2018, com merecimento, sem dúvidas, pois em meio a tanta tristeza do mundo, o filme é um sopro de perseverança para todos aqueles que acham que a vida não pode mudar. Robin, mostrou com alegria, que até as maiores adversidades podem ser superadas e transformadas com um sorriso, se cada um de nós nos mantermos fortes e nunca perdermos a esperança de vencer!

Uma Razão Para Viver estreia em todos os cinemas do Brasil a partir de 16 de Novembro! 

Fotografia: 10 / 10 
Elenco: 10 / 10
Trama: 10 / 10
Direção: 10 / 10

0 comments: