Navigation Menu

[Review] O Touro Ferdinando


Imagem relacionada

Por Victoria Hope

O Touro Ferdinando traz uma mensagem de paz e empatia para com o próximo

 

Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, conhecido por seu trabalho na excelente animação 'A Era do Gelo', chega aos cinemas, 'Touro Ferdinando', que inspira e diverte tanto quanto as aventuras pré-históricas.

Em tempos onde a violência impera no mundo real e discursos acalorados e negativos fazem parte do cotidiano, Ferdinando é o respiro que muitos precisavam relaxar e ver uma mensagem positiva sobre a paz para quebrar toda a tensão.

Baseada em um livro clássico chamado 'Ferdinando, O Touro'(1936), a nova adaptação ganha um twist, om direito a mensagem sobre consumo consciente. Em um tom leve, ainda que abordando um tema pesado, como a indústria das touradas e do abate de bois, o filme consegue passar a mensagem de positividade e coletivismo.

No filme, conhecemos a história de um Touro manso chamado Ferdinando, que desde sua época de bezerro, nunca agiu como um touro, por assim dizer 'violento e robusto', como seu pai e os outros touros adultos. Os bezerros e touros o humilhavam por ser diferente e por não aprovar a violência das touradas ou brigas entre os bovinos. 

Tudo o que Ferdinando quer é um pouco de paz, para se sentar em um belo gramado e cheirar belíssimas flores. Sua infância, apesar de passar por um trauma, é relativamente boa, principalmente quando ele encontra uma fazenda isolada. Lá tudo era perfeito, mas assim que o pequeno bezerro  cresce, Ferdinando percebe que nem todos o veem como ele se vê, muito pelo contrário: O que todos veem nele é  apenas a imagem de uma fera medonha pronta para atacar qualquer um.


  Ferdinando ao lado de sua família / FOX FILM

A partir daí, o filme reforça a necessidade de se manter positivo, mesmo nos momentos de maior adversidade e junto a Ferdinando e seus amigos, aprendemos lições valiosas sobre o respeito, sobre a importância da empatia e acima de tudo, a importância da diversidade. Ser diferente nunca será algo ruim, pelo ponto de vista do protagonista e não deveria ser também algo negativo no mundo real.

Nem tudo são flores, é claro, pois o filme aborda o lado ruim da herança das violentas touradas, que até hoje são financiadas na Espanha, bem como a crueldade da indústria da carne, mas é claro, que o tema é abordado de forma mais leve, afinal, se aprofundar mais sobre o assunto tiraria o aspecto esperançoso do filme. Até mesmo nessa situação tão difícil,  Ferdinando consegue mostrar como é possível mudar essas duas industrias, um passo de cada vez.

Essa é a escolha perfeita de filma para as férias com a família! O Touro Ferdinando estreia dia 11 de Janeiro em todos os cinemas do Brasil!

Nota: 5/5

1 comment:

  1. É uma história muito sensível, linda! Eu esperava ver uma animação bem feita e uma estória até triste e melancólica, mas do início ao fim o tom é positivo. Pais e filhos vão adorar os personagens e aprender preciosas lições de otimismo consciente, de bondade e amizade, enquanto se divertem a valer. Uma ótima pedida para as férias, vale o ingresso e a pipoca da família inteira. Honestamente, é um dos melhores filmes de animação que vi no ano passado. Envolvente desde os primeiros minutos, a sensível estória leva a gente a pensar sobre como encaramos nossa vida. É muito fácil se identificar com os personagens e seus dramas, e o mais surpreendente é que há tanto bom humor que o peso do contexto (um touro que tem como destino uma tourada não é nada mais do que uma alegoria da humanidade rumando para o final inevitável da morte) permanece como uma leve ameaça constante porém sem dominar os sentimentos do espectador.

    ReplyDelete