Por Victoria Hope
Em Lições de Liberdade, longa inspirado em fatos reais, conta a história de um professor que, ao chegar na Argentina em 1976, em meio a ditadura, encontra um país dividido e alunos rebeldes. A história se desenvolve com o resgate de um pinguim, que acaba se tornando sem querer um símbolo de esperança e aprendizado para o professor e seus alunos, ensinando lições profundas sobre amizade e liberdade e empatia.
Na trama, acompanhamos esse professor britânico já amargurado com a vida e que vive confortável em seu conformismo mesquinho, afinal, nas palavras do próprio, foi-se o tempo em que ele se via como um rapaz idealista e agora ele só quer "paz", mas esse sentimento tão frágil que ele nutre em seu interior ao poucos vai se quebrando conforme ele vê injustiças acontecendo naquele período tão sombrio.
Os alunos não o levam a sério, tampouco o respeitam, porque acreditam que a disciplina é inútil, inclusive, alguns deles estão mais preocupados em brigar entre si do que prestar atenção nas aulas, mas o que esses adolescentes mal poderiam esperar é que suas vidas mudariam para sempre após a chegada desse professor.
![]() |
Lições de Liberdade / Diamond Films |
Steve Coogan, que vive aqui o professor de inglês dessa escola, entrega uma performance memorável, ainda que contida, mas o personagem em si pede muito por isso. Aos poucos, o público descobre diversos lados desse homem; o lado galanteador, que vai até o Uruguai e paquera diversas moças, o lado empático, quando lá mesmo, ele salva um pinguim que estava prestes a morrer e o lado apaixonado pelo mundo acadêmico, que vê seus olhos brilhando ao declamar diversos poemas clássicos.
A subversão de regras e a quebra de paradigmas é um dos temas centrais em Lições de Liberdade, pois não apenas vemos esse professor reaprendendo a resistir contra valores fascistas, como também vemos uma classe inteira de alunos aprendendo (com ajuda de um pinguim fofíssimo) muito mais do que uma disciplina, pois com esse professor e seu penguim "Juan", todos irão entender a importância de ouvir e ver o mundo com outros olhos.
Esse filme tinha tudo para ser só mais um longa que traz aquela sensação boa ao final; daqueles que as pessoas costumam chamar de "Sessão da Tarde", mas o que ocorre é o completo oposto, pois aqui, vemos um longa extremamente político, sensível e consciente de seu tempo. São essas histórias de resistência através da educação que realmente deveriam lotar os cinemas.