Navigation Menu

[Review] Entrevista com o Demônio

 

Por Victoria Hope

Late night with the Devil ou Entrevista com o Demônio é sem duvida um dos filmes de terror mais antecipados do ano e com certeza a boa notícia é que fãs do gênero com certeza vão se apaixonar ou ficar intrigados com esse novo longa estrelado por David Dastmachian!

O filme definitivamente vai ser divisivo, principalmente quando se fala sobre o público do gênero de horror no Brasil. Se o público espera por um terror mais tradicional e dentro da caixinha como 'Hora do Pesadelo' ou até mesmo 'Hereditário', não é que vai encontrar aqui em Entrevista com o Demônio. 

A ambientação do filme é impecável, desde a escolha dos figurinos até os bordões falados e filtros utilizados na câmera! Nessa trama, acompanhamos a história de um apresentador de TV chamado Jack Delroy (Dastmachian), uma cara que é capaz de tudo pela audiência de seu programa, custe o que custar e leve esse custo ao pé da letra.


Late Night With The Devil / Foto: Diamond Films

O começo do filme é excelente para criar essa história, mas é claro que o filme é carregado por David, um ator que merecia mais do que ninguém finalmente estrelar um filme após tantos anos como personagem secundário que roubava a cena em diversos filmes de sua carreira, desde Duna, à Esquadrão Suicida. Aqui ele finalmente ganha a chance de brilhar no centro de uma história e essa escolha foi muito acertada. 

Ao longo do programa dele, 'Night Owls', que se passa na madrugada, Jack traz diversas atrações para chamar atenção da audiência e numa fatídica madrugada de halloween, ele decide trazer convidados para lá de excêntricos a fim de alcançar o topo do ibope.

Tudo começa relativamente 'bem', com Chritstou, um vidente que consegue falar com os mortos fazendo seu número de adivinhação, mas logo após a atração, as coisas começam a dar errado e a madrugada, que parecia prometer ser uma das melhores na vida do apresentador, logo se torna um pesadelo sem fim, principalmente com achegada de Lily, uma garota que supostamente possui um demônio no corpo.


Late Night with The Devil / Foto: Diamond Films

O humor de Entrevista com o Demônio é bem típico dos late night shows americanos daquela época, inclusive e se o público investigar mais sobre programas como os do Carlson, que foi um host da vida real, vão perceber  ainda mais semelhanças, como o apresentador  levando atrações bem bizarras no show. 

Apesar do bom começo do filme, com muitos diálogos e cenas expositivas sobre o passado de Jack, o apresentador, as quebras de cena quando eles mudam do palco para os bastidores acabam quebrando muito o ritmo do filme e apesar de isso não ser de fato um grande incomodo, vai tirar muita gente da imersão dessa história, mas provavelmente  isso foi proposital para passar aquela sensação mesmo de found footage real sobre série de TV.

Para quem curte mídias e projetos ao estilo found footage tipo Five Nights At Freddy's ou como aquele projeto Welcome Home, com certeza vão curtir a temática de Entrevista com o Demônio, pois apesar do filme não reinventar a roda, aborda o gênero de uma forma completamente inédita e criativa, o que é ainda mais louvável quando pensamos que é um projeto independente.


Late Night With The Devil / Foto: Diamond Films

Ingrid Torelli dá um show no papel da  garotinha possuída Lilly D'Abo! Apesar da idade, a atuação dela está no mesmo nível se não ainda maior do que a David no filme.  O filme acerta em desenvolver bem os personagens, desde o coitado do produtor Gus, até o vidente Christou, o cético e arrogante Carmichael Hunt e a pesquisadora June; todos desempenham muito bem seus papeis apesar do roteiro nitidamente apressado. 

O filme também aborda diversos temas relacionados à conspirações e ao bom e velho Satanic Panic (Pânico Satânico) que assolou os EUA, principalmente no retorno da era de bronze de Hollywood. No mundo real existiram casos como o de Charles Manson e um aumento de cultos justamente entre os anos 60 e 70, o que culminou numa série de produções, desde filmes à séries, jogos e até mesmo talk shows que tocavam nesse tema.

Além de filmes como Bebê de Rosemary, Suspiria, Mandy estrelado pelo Nicholas Cage entre outros filmes e nesse meio tempo, tivemos até talk shows que abordaram o tema como The Don Lane Show, que muito provavelmente foi a grande inspiração de Entrevista com o Demônio, já que esse programa teve um segmento que levou uma mulher que aparentemente tinha comunicação com o demônio. Foi a maior audiência desse programa australiano e o quadro foi intitulado 'satan quer você'!


Late Night With the Devil / Foto: Diamond Films

Na vida real, ainda durante os anos 70, existia a Igreja de Satan, criada por Anton Lavey! Ele foi por muitos anos amigo de várias celebridades e apresentadores de TV em Hollywood. Ele aparecia nesses programas justamente para desmistificar o satanismo e esse é outro ponto que entra na área de conspiração de Hollywood que diz que alguns poderosos de Hollywood apenas tem tanto poder devido à relação com Lavey e é por isso que entender o contexto histórico apenas enriquece ainda mais o filme. 

No geral, esse filme é apenas mais uma versão do conto da pata do macaco, onde  a moral da história diz que você precisa tomar cuidado com o que deseja, do contrário as consequências vão ser fatais. A mensagem dúbia nos momentos finais além do final aberto com certeza vão deixar o público confuso, afinal, será que tudo aquilo aconteceu mesmo ou foi fruto da imaginação de todos que estavam assistindo? Não dá pra saber, afinal, é a magia da TV, ou melhor, do cinema... Cabe ao público decidir o que foi real e o que não foi. 

NOTA: 8.5/10

0 comments: