
Por Victoria Hope
Detetive Chinatown: O Mistério de 1900 é o quarto filme da saga de comédia chinesa onde uma dupla atrapalhada de detetives tenta resolver diversos mistérios na região de Chinatown nos Estados Unidos! Nesse novo título, a história se passa nos anos 1900, quando a corrida o país passava por diversas modernizações e a comunidade chinesa havia se firmado no centro da cidade para viver em harmonia enquanto continuavam tentando proporcionar vidas melhores para sua família.
Esse filme tinha tudo para ser um dos melhores do ano, mas é impossível não notar que o humor e até mesmo algumas das escolhas foram bem datadas, incluindo piadas com hábitos indígenas. É claro que um dos personagens tem uma explicação plausível, já que ele foi um garoto chinês adotado pela comunidade indígena, mas nesse ano específico para o cinema, espera-se um pouco mais de sensibilidade quanto ao assunto.
Felizmente, apesar desse e outros tropeços, o filme acerta muito no tom de grande parte das piadas, na sintonia entre os dois protagonistas e também acerta na mensagem principal, que preza por relembrar a história de sofrimento da comunidade chinesa na América, bem como também não se esquecer do sofrimento que os povos originários dos EUA passaram durante a primeira metade do século XX.
 |
Detetive Chinatown / Foto: Sato Company
|
Com um elenco super estrelado, incluindo nomes Turbo Liu (Como Treinar seu Dragao 3), Wang Baoqiang (Kung Fu Mortal) como Chow Yun-fat (O Tigre e o Dragão), John Cusack (Being John Malchovich), na trama, acompanhamos a dupla de detetives atrapalhados Ah Gui (Liu) e Qin Fu (Baoqiang), que juntos resolvem tentar desvendar o mistério de três mortes para lá de misteriosas que ocorrem em Chinatown.
Em um momento delicado político no ano de 1900, onde a xenofobia e o ódio contra a comunidade chinesa na América aflorava entre a população branca, os dois terão que tomar cuidado onde pisam, pois podem sem querer acabar cruzando o caminho de peixes muito maiores do que eles planejavam fisgar.
O humor do filme em alguns momentos evoca à clássicos da comédia como Kung Pow e Kung Fusão, mas vez ou outra isso se perde em meio às cenas mais dramáticas. São tantas tramas e subtramas, que para alguns expectadores essa história vai parecer confusa, mas na verdade tudo é muito bem explicado (em alguns momentos, até demais), mas o grande acerto da história é justamente o desenvolvimento da investigação, pois até os últimos minutos, o grande mistério consegue ser muito bem guardado.
Todo o sucesso que o filme alcançou na China é completamente justificável, pois além da trama envolvente e ótimas atuações, a mensagem social e política por trás é extremamente relevante, principalmente nos dias de hoje. Esse é o tipo de filme que vai marcar toda uma geração!
NOTA: 7.5/10