Por Victoria Hope
Falta apenas uma semana para o evento mais épico do ano, a CCXP 22 e como tradição, o evento conta com muitos artistas incríveis que estarão presentes no tradicional Artist's Valley, como é conhecido o beco dos artistas, o verdadeiro coração do evento, onde ilustradores do Brasil e do mundo estarão presentes trazendo uma infinidade de projetos, desde quadrinhos originais a fanarts e produtos temáticos.
Um dos grandes destaques notáveis desse ano é a quantidade de artistas negros que vão marcar presença no evento, batendo o record das outras edições, já que ao longo dos anos, pouquíssimos tem tido a chance de participar de eventos de grande porte, mas felizmente, estão ganhando cada vez mais espaço e trazendo cada vez mais diversidade ao universo artístico no meio geek.
Pensando nisso, preparamos uma lista completa com todos os artistas negros que você irá encontrar na CCXP 22, que acontece de 1 a 4 de dezembro no Expo São Paulo. Vale lembrar que as credenciais ainda estão a venda até o dia 26 de novembro, então corra para garantir a sua entrada.
CONFIRA A LISTA
|Olivier Coipel | *Artista Internacional
Mesa: D10-D11
Olivier Coipel é um quadrinista francês, que começou na Legião dos Super-Heróis da DC. Passou depois para a Marvel e vem produzindo trabalhos para a label desde então, trazendo títulos como New Avengers/X-Men, House of M e o aclamado Thor. Já para a DC, o artista trabalhou como capista de Batman e atualmente está na Image Comics, ilustrando 'A Ordem Mágica' de Mark Millar.
|Alexandre Magalhães |
Mesa: B06
|Amanda Ilustra |
Mesa: B29
Amanda Lins é artista e criadora da marca Amanda Ilustraa, amante das artes desde pequena, descobriu que era no meio das tintas que gostava de estar. A marca Amanda Ilustraa surgiu em 2019 com o propósito de empoderar e representar mulheres reais, que por meio da arte vejam o quão incríveis e maravilhosas são!
|Ana Cardoso|
Mesa: F40
Ana Cardoso é formada em Artes Visuais pela UFMG. Foi em 2014 quese tornou ilustradora e quadrinista.Como trabalhos autorais, publicou os quadrinhos We Pet (2015) e Quando Você Foi Embora (2018). Com este último, foi indicada ao Prêmio HQMIX — na categoria Artista Revelação — e à conhecida premiação de cultura pop Cubo de Ouro. Atualmente está produzindo a Graphic Novel “Mingau” para a Mauricio de Souza produções e atua no mercado como professora de artes e artista freelancer para editoras e projetos publicitários.
Anderson Awvas nasceu no Rio de Janeiro - RJ, vive em Juiz de Fora - MG, é ilustrador, bacharel em design, autor independente de diversos quadrinhos para a web, produtor e criador de conteúdo no projeto Folclore BR: Uma nova visão.
|Anegadoleite |
Mesa: C06
Nascida em São Paulo e criada em Guarulhos-SP, desde muito pequena sempre foi apaixonada por criar, por desenhar, por desenhos animados de super-heroínas e super heróis. Atualmente é ilustradora, artista plástica e grafiteira. Conseguiu através da arte conquistar muitos sonhos e objetivos, e hoje conquista mais um enorme sonho, estar na CCXP e lançar sua primeira HQ.
|Braziliano|
Mesa: F16
Braziliano (Santa Maria, RS, 1981). Quadrinhista, ilustrador e muralista. Adentra em 2016 no universo de quadrinhos independentes lançando junto com o coletivo MAZE o hq “Ciclo”, em 2017 participou da coletânea Space Opera, desenhando a história "A Queda", em 2018 na coletânea Periferia Cyberpunk desenhando “Iansã Ferida” e em 2019 na coletânea Na Quebrada-Quadrinhos de Hip Hop com duas narrativas, a “Sampleador” e ”Olido”, todas lançadas pela editora Draco.
|Carlos Ferreira|
Mesa: D16
Carlos Ferreira nasceu em Porto Alegre, em 1970. Artista gráfico, diretor e roteirista, já teve histórias em quadrinhos publicadas no Brasil, Argentina e Japão. É roteirista da biografia em quadrinhos Kardec e desenhista e roteirista de O castelo e da revista Picabu. Dirigiu os curtas-metragens Phil (2001), Pessoas incertas (2003), Castigo (2009), Os cafalhões (2009) e Bacantes (2019).
|Cibelle Reis|
Mesa: G40
Mineira nascida em Guanhães, Cibelle é casada e mãe de dois filhos e desde a infância já mostrava habilidades com o desenho. "Sempre amei desenhar mas nunca imaginei que essa seria minha profissão", diz a artista. Começou desenvolvendo identidade visual, e tinha uma loja virtual onde vendia produtos criados a partir das suas ilustrações. Em 2017 ilustrou seu primeiro tão sonhado livro "A Tiara Encantada" da Autora Malu Simões. Hoje tem 11 livros ilustrados, publicados por autores independentes e por editoras como a Seleções Radha, onde ilustrou a coleção do Sítio do Picapau Amarelo
|Dani Bolinho|
Mesa: C05
Dani trabalha com quadrinhos e ilustrações desde 2017 e desde então não parou mais. Com a ajuda de 3 amigos fundou o estúdio IndieVisivel Press, por onde publica suas obras. Já lançou quadrinhos no Japão, Estados Unidos e Brasil, tendo em 2018 ganho um prêmio no Japão. Hoje ilustra capas, faço mangás e já fez arte até para jogos de video game. Tem um amor grande por arte e por conhecer novas histórias.
Mesa: E25
Ilustrador, Designer e Quadrinista independente. Trabalha em seu estúdio (METABIOSE) e é também idealizador do selo independente de quadrinhos “METABIOSE COMICS” através do qual fez duas publicações em que assina roteiro e arte (O Capitão Sunguinha 1 e 2).
|Dijjo Lima |
Mesa: D43-44
Diego do Nascimento Lima ficou internacionalmente conhecido por sua alcunha Dijjo Lima, com que assinou dezenas de projetos para os Estados Unidos, Reino Unido, França e Brasil. Designer por formação, ele atuou como cinegrafista, fotógrafo, designer gráfico e até instrutor de Muay Thai, antes de enveredar de vez pelos caminhos das Histórias em Quadrinhos pelas quais sempre foi apaixonado. E depois de se profissionalizar, ainda se tornou professor de muitos que desejavam seguir por esse caminho.Com trabalhos para editoras e marcas como Marvel (que lhe rendeu na época até matéria no jornal Diário do Nordeste, Se liga da Globo do Ceará, Destaque internacional de Maracanaú), Dynamite, Chiaroscuro, Titan, Soleir, Zenescope, LEGO, entre muitas outras, Dijjo trouxe vida nas cores para personagens
|Diox|
Mesa: C15
Diox, Diocir José de Assis Junior, nasceu na cidade de Mogi das Cruzes/SP, mas sempre viveu na capital paulista. Formado em Artes Visuais, atualmente Diox trabalha como artista conceitual para a indústria de games, mercado editorial, ilustrando livros infantis e materiais didáticos, além das contribuições frequentes para o mercado publicitário. Suas principais publicações foram "Dez Reais", na antologia de quadrinhos para o álbum Inkshot (2012) e DIOX, Sketchbook Custom (2017), vencedor do 1º Prêmio Machado (2020) na categoria Quadrinhos da editora Darkside Books. Ilustrando a HQ “O Fim da Noite”, escrita por Rafael Calça.
|Ei Pretinha|
Mesa: B29
|Faw Carvalho|
Mesa: A39
Faw Carvalho é artista independente, baiana, vivendo em Salvador. Temas como representatividade feminina e negra, memória, mitologias e cotidiano fantástico inspiram seu trabalho artístico. Pós graduada em Artes na UFMG, atua como ilustradora freelancer e possui a própria papelaria autoral, além de lecionar na área. Foi colorista da HQ “Bertha Lutz e a carta da ONU” (Editora Veneta, 2022), ilustrou o livro infantil “O Rei que assobiava” (Editora Passarinho, 2022) e é autora de Sereinha (2018), quadrinho que celebra a cultura afro-brasileira. Foi convidada na 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), em agosto deste ano, onde mediou a mesa “Narrativas de Origem”. Em 2021, ministrou a oficina “Quadrinhos e publicações independentes” no Festival Literário Feira de Santana-BA.
|Gabú|
Mesa: H38-40
Com 28 anos, Gabú é ilustrador e quadrinista. Um de seus projetos foi seu primeiro quadrinho, Crianças Selvagens (2020), que lhe rendeu duas indicações ao prêmio HQ Mix.
Mesa: G20
Gabriel Dantas surgiu no mundo em 1999. Faz tirinhas para internet e publica no @BifeDeUnicornio. Abelhas muito apaixonadas, um gato de tapa olho, e um pato do tamanho de um caminhão são alguns dos personagens que ele criou. Ganhou o prêmio HQMIX em 2021 por esse trabalho, além de publicar vários gibis pela Ugra Press. Em todas as realidades que você possa imaginar ele é quadrinista.
Mesa: G29
Hannah Abranches é ilustradora freelancer, quadrinista e escritora de Belo Horizonte MG. Em 2021 publicou um livro em quadrinhos "Yen Uma Aventura Mágica".
|Isaac Santos|
Mesa: H38-40
Isaac Santos, um mineiro vivendo em São Paulo. Cresceu assistindo desenhos animados e jogando fliperamas, na adolescência se tornou um leitor compulsivo de mangás e quadrinhos, além de apaixonado por cinema e todas as formas de contar histórias, o que inevitavelmente tornou-se sua profissão. Hoje, é ilustrador e roteirista. Em 2019 integrou o projeto Narrativas Periféricas e lançou o quadrinho SHIN pela editora Mino. Com este trabalho foi indicado a Roteirista Revelação no Prêmio HQ Mix. Seu próximo lançamento é o quadrinho Yasuke, pela editora Skript.
|Jefferson Costa|
Mesa: C10-11
Quadrinista, autor de “Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias” (HQMix 2020 Edição Especial, melhor desenhista e roteirista revelação); coautor de HQ da biografia do músico Fela Kuti; livro infanto-juvenil ilustrado “Anansi”; Orixás: IKÚ; Arcane Sally & Sr. Vapor; Marighella #livre; Graphic MSP "Jeremias Alma" (HQMix 2021 de publicação infantojuvenil); Graphic MSP "Jeremias- Pele" (vencedor dos prêmios Jabuti e HQMix 2019); "La Dansarina" (HQMix 2015 Edição Especial); A Tempestade de Shakespeare (HQMix 2013 Adaptação para os Quadrinhos) e A Dama do Martinelli. Lançamento de 2022: HQ "Amantikir" (editora Trem Fantasma), adaptação para HQ de "A Odisseia" (FTD), reedição de " La Dansarina" (Harper Collins Brasil) e "Paulo Freire #presente" (editora Draco).
|Kione Ayo|
Mesa: H38-40
Kione Ayo é quadrinista e ilustradora de lá do Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Participou da primeira edição do projeto Narrativas Periféricas, por meio do qual publicou a ficção científica Para todos os tipos de vermes, pela Mino. Recentemente, ilustrou o quadrinho Nitidez, roteirizado por Felipe Castilho.
|LaCruz|
Mesa: F41
|Leonardo Cesar|
Mesa: E33
Aos 28 anos, formado em Comunicação Visual Design pela UFRJ, Leonardo Cesar já trabalhou em vários desenhos animados brasileiros como ilustrador e animador para a Netflix, Cartoon Network e Discovery kids. Em seus trabalhos autorais como Favela Mágica e Esquadrão Coração Cadente, sempre tenta levar representatividade negra e LGBTQIA+ com uma dose de humor e muita diversidade! A cor rosa e os olhos de estrela são figurinhas sempre presente nos seus desenhos.
|Lila Oliveira|
Mesa: A15
Artista e ilustradora, Lila cria artes com técnicas tradicionais como aquarela e colagem e algumas delas viram itens como pôsteres e cartões. Compartilha parte dos meus processos e os produtos que surgem deles no perfil das @alegriasilustradas. Tem um 2º perfil de seus experimentos em poesia e zines, @poezines, e um 3º, @agoraehlila, que crioui para apresentar organizadamente os trabalhos feitos para sua graduação em artes visuais (em curso). Essa será sua primeira CCXP.
|Limão|
Mesa: A19
Limão é ilustrador carioca, formado em Belas Artes pela UFRRJ. Do seu amor por livros, nasceu o costume de criar histórias desde cedo e a paixão por mundos fantásticos. No seu trabalho costuma representar os grupos nos quais convive: negres, gordes, LBGT+; muitas vezes misturando-os com seres da fantasia, como sereias, demônios e bruxas.
|Lipe Diaz|
Mesa: F21-22
Lipe Diaz é o fundador do estúdio / escola no centro do Rio de Janeiro, http:\\www.ldzescola.com.br ,autor e artista freelancer. Com 20 anos de experiência no mercado, começou em projetos autorais e depois Ilustrou projetos comerciais desenvolvidos no Brasil e em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália. Na área de games atuou no jogo Marvel Avangers Aliance. Apaixonado por quadrinhos foi um dos primeiros cariocas a ser aprovado como expositor na Artist Alley da New York Comiccon. Começou no mercado internacional trabalhando em quadrinhos do Willian Shatner.
|Mateus Forte|
Mesa: L31
Mateus Forte, ilustrador roraimense. Trabalha com fanarts e croquis, misturando esse universo pop/geek em sua arte. Já foi notado por artistas nacionais e internacionais, com Pabllo Vittar, Gloria Groove e Doja Cat.
|Math Sowande|
Mesa: F20
Math, autor do Web Quadrinho "Um Toque de Nina Flora" e colorista de "Gambiarra" para o Universo Guará! Formado em jogos, preferia escrever jornadas ao invés de códigos, e passou a usar seus conhecimentos em animação, criação de mundos e roteiro para fazer Histórias em Quadrinhos.
|Rafael Caça|
Mesa: C15
|Robson Moura|
Mesa: D19
Robson Moura é formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Unesp de Bauru. Atuou como freelancer, colaborando com estúdios e produtoras, fazendo ilustrações e storyboards e histórias em quadrinhos. Produz quadrinhos sobre racismo, preconceitos e o negro no Brasil e no mundo. Publicou as hqs Black Friday (2017) Pérolas brancas (2019) em Casa-grande (2021). Acredita que não falar sobre o racismo, não faz com que ele deixe de existir.
|Triscila Oliveira|
Mesa: B32-33
Triscila Oliveira, 37 anos, niteroiense, ciberativista feminista antirracista, filha, sobrinha e prima de mulheres pretas, estudante autodidata das pautas de gênero, raça e classe. É a roteirista da hq "Confinada", que combina crítica social, humor e drama, trazendo para o centro a vida real de milhões de pessoas, sendo um marco dos quadrinhos e um retrato único da pandemia e do Brasil.
|Vagalumie|
Mesa: C27
Laís Machado estudou Belas Artes na UFRuralRJ e hoje trabalha como ilustradora. Seus trabalhos com o Combo Studio, com quem colabora desde 2018, podem ser vistos na Netflix (Super Drags, Elvis), Cartoon Network (Any Malu Show), YouTube (O Surreal Mundo de Any Malu, "Rajadão" da Pabllo Vittar), entre outras mídias. Seus trabalhos pessoais incluem a HQ "OGÍGIA", o livro ilustrado "Festa Pra Um" e o projeto "Mirtilo e Poá" de mascotes.
|Yorhàn Araújo|
Mesa: E03
Yorhán Araújo, nascido em Volta Redonda/RJ e formado em Publicidade, sempre gostou de ilustrar e por isso decidiu criar projetos que refletem o que acredita, alguns sobre representatividade, como o "Universos" que enaltecia a beleza dos cabelos crespos e cacheados, o "Negros e Negras Incríveis" que posta nas redes sociais ilustrações sobre negros e negras que fizeram ou estão fazendo história e as tirinhas "@evaneioshq", conversas bem humoradas ou reflexivas entre animais.