Por Victoria Hope
Dwayne "The Rock" Johnson e Chris Evans estrelam juntos o mais novo filme de comédia de ação natalina da Warner! "Operação Natal" conta a história de um agente especial natalino que está prestes a pedir as contas de segurança particular do Papai Noel, porém, tudo muda quando o Nicholas (J.K Simmons), some misteriosamente e agora o elfo Callum Drift (The Rock) e Jack O'Malley (Evans), um humano pra lá de malandro, terão que unir forças e trazer "Red" de volta antes que o natal chegue!
Com muito coração e bom humor, o filme não tenta reinventar a roda das crônicas natalinas, mas sim expande o gênero para trazer mais ação e tecnologia ao mesmo cenário de missão e resgate que o público fã de adrenalina já está acostumado.
É muito interessante ver Evans saindo da zona de conforto mais uma vez e interpretando esse oportunista inescrupuloso que apesar de inteligente, prefere usar seus conhecimentos para trapacear ao invés de ajudar, mas com a nova missão que lhe é incumbida, finalmente ele terá a chance de mostrar que pode mudar.
Operação Natal / Foto: Warner Bros |
Outro destaque do filme definitivamente é J.K Simmons, que aqui apresenta um Papai Noel sarado e cross-fiteiro, retrato perfeito da nova geração, conseguindo arrancar umas boas gargalhadas do público, mas também protagonizando alguns dos momentos mais emocionantes da história.
A única pena mesmo é que Lucy Liu, após um de seus mais novos filmes aclamados (A Presença), que estreia apenas ano que vem, aqui está apagada, muito por conta do roteiro que apenas dá destaque ao elenco masculino. Até mesmo na única cena de ação protagonizada por ela, tudo é cortado, dando destaque apenas para a dupla principal.
"Operação Natal" acerta em tentar mergulhar a fundo na questão mitológica de figuras como Papai Noel e Krampus, trazendo até mesmo uma organização secreta responsável por cuidar de casos sobrenaturais, o que por si só é uma ideia bem criativa que com certeza funcionaria muito bem em formato de série, mas infelizmente, nada disso é muito explorado no filme para além do superficial.
Apesar disso, esse é aquele filme pra assistir com a família toda durante as festividades, é uma farofa bem crocante e temperada, com momentos muito divertidos e sequências de ação muito bem coreografadas. É divertido e camp, mas poderia ter ido mais além na construção de universo.
NOTA: 8/10