Navigation Menu

Confira a programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo



Por Victoria Hope


Após um início turbulento para os festivais de cinema e arte no Brasil, a 43ª Mostra Internacional de São Paulo vai acontecer entre os dias 17 e 30 de outubro, com cerca de 300 filmes em sua programação. Além do circuito tradicional, com cinemas como Petra Belas Artes, Espaço Itaú e Reserva Cultural, o evento ainda vai ter sessões gratuitas no Teatro Municipal -- uma delas, a mais especial, será para celebrar Turma da Mônica: Laços, uma das maiores bilheterias nacionais.

Falando em filmes brasileiros, aliás, há celebração do País. Renata de Almeida, diretora do evento, ressaltou que o filme que abre tem produção brasileira (Wasp Network, de Olivier Assayas, produzido por Rodrigo Teixeira e adaptado do best-seller de Fernando Morais, Os Últimos Soldados da Guerra Fria) e o que encerra é dirigido por um brasileiro (Dois Papas, produção da Netflix com Anthony Hopkins dirigida por Fernando Meirelles).

Confira a lista com os principais filmes que serão exibidos durante a mostra: 

The Wasp Report (Retrospectiva Olivier Assayas)



Dono da única retrospectiva dedicada a um cineasta na edição deste ano, o francês Olivier Assayas nos últimos anos ganhou maior destaque no mainstream graças a projetos como “Personal Shopper” e “Acima das Nuvens”, mas é dono de uma filmografia de respeito e que data dos anos 90. Para quem conheceu o diretor só nesta década, a Mostra 2019 deve servir como bom ponto de partida para explorar a sua vasta carreira e conhecer produções muito queridas no meio como “Irma Vep” e “Clean”. Além disso, o novo trabalho de Assayas, “WASP Network”, não apenas está na programação como também abrirá os trabalhos do festival este ano.

Amazing Grace



Falecida em meados de agosto de 2018, a celebrada cantora Aretha Franklin ganhou este ano um filme concerto em sua homenagem que a bem da verdade já está há um bom tempo para sair – quase 50 anos, para ser exato. Dirigido pelo também já falecido Sydney Pollack em 1972, “Amazing Grace” se viu enrolado em um longo processo jurídico após anos enterrado nos arquivos da Warner Bros., que na época decidiu não lançar o longa dado as dificuldades para sincronizar o áudio com as imagens captadas durante as gravações do então novo disco da artista (o “Amazing Grace” do título) em Los Angeles.

Enfim estreado no circuito no fim do ano passado, o projeto tem sido celebrado em todos os locais onde é exibido e chega à Mostra sob a promessa de ser um dos filmes mais catárticos para o público do evento.

O Farol



Renata de Almeida disse na coletiva da Mostra, que este aguardado filme terá apenas uma sessão no Auditório do Ibirapuera -- e nem se sabe se será gratuita, paga ou para convidados. O astro Willem Dafoe (Projeto Flórida) ainda virá ao Brasil para apresentar o filme à imprensa e ao público. Mas o fato é que há muito interesse ao redor de The Lighthouse, novo longa de Robert Eggers (do queridinho A Bruxa).

No longa, o responsável por um farol de uma ilha isolada contrata um jovem para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, o rapaz fica obcecado com fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor. O elenco conta com Dafoe e Pattinson (de Bom Comportamento).

The Report



Depois do estrondo político e social causado pelo 11 de setembro, os agentes especializados da CIA iniciaram uma força-tarefa de interrogatórios utilizando táticas avançadas na intenção de descobrir aqueles que estavam, de alguma forma, acobertando ou planejando o atentado. Aparenta ser um filmaço de Scott Z. Burns (roteirista do mediano Somente o Mar Sabe) com Adam Driver e Annette Bening.

Parasita



Filme que ganhou a Palma de Ouro de Cannes em 2019. Conta a história de uma família de trapaceiros, pobre e desempregada, que começa a se infiltrar na casa, na vida e na rotina de uma rica família coreana -- daí que vem a brincadeira com o título de "parasita". A partir daí, o cineasta Bong Joon-ho (Okja, O Expresso do Amanhã) desenvolve uma dramédia que se desenvolve a partir de dramas sociais e excelentes críticas a divisão de classes na sociedade.

O filme foi o primeiro a ganhar nota 10 pela nossa equipe da Amélie e merece ser prestigado pela genialidade não apenas de Bong, como também pelo excelente trabalho do elenco.

A Vida de Eurídice Gusmão


O novo filme de Karim Aïnouz, dos incriveis longas 'O Céu de Suely' e 'Praia do Futuro', Ééo indicado pelo Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou força depois que a Amazon comprou os direitos de distribuição -- dá muita visibilidade para o filme junto à crítica internacional. Por fim, foi premiado em Cannes na mostra Un Certain Regard, que é a competição paralela do famoso festival.

O longa-metragem já passou por um grande número de festivais pelo mundo todo -- inclusive no brasileiro Cine Ceará. Mas, ainda assim, é uma boa oportunidade de ver o filme antes de estrear no circuito em 31 de outubro. O clima, com certeza, ajuda.

Dois Papas



Além de ser o novo longa-metragem do talentosíssimo Fernando Meirelles (de Cidade de Deus), Dois Papas é um filme da Netflix que tem potencial de repetir os feitos de Roma -- tem um bom elenco, é bem dirigido e pode acabar fazendo a corrida por fora do prêmio.

Mas o grande ponto à favor deste filme na Mostra, que conta detalhes da relação entre o Papa Bento XVI e Papa Francisco, é a oportunidade única de vê-lo na tela grande. Sendo uma produção da Netflix, que parece ter ojeriza ao cinema, as chances dele correr as salas escuras é mínima. É interessante, assim, aproveitar a brecha na Mostra.

Para adquirir ingressos ou credenciais antecipadas para o evento, clique aqui.

0 comments: