Navigation Menu

BGS 2023 | Domingo

 

Por Victoria Hope

A Brasil Game Show, maior feira de jogos da América Latina, terminou hoje (15), e levou milhares de fãs de videogames  e cultura pop ao Expo Center Norte. Foram quatro dias inteiros recheados de programações especiais, gameplays, campeonatos e muito mais.

Mas é claro, o evento não é apenas sobre jogos, como também tecnologia e isso o público pôde conferir bem de perto, pois diversas marcas fizeram lançamentos de novos produtos em seus catálogos por lá, como por exemplo a Samsung, que aproveitou a nova edição da Brasil Game Show, para apresentar novos produtos para o público gamer, trazendo dispositivos móveis e televisores focados na experiência de gamers, como os modelos LED QN90 e NeoQ  que receberam atualizações esse ano e outras marcas com também apostaram em updates de produtos e telas voltadas ao jogos para o público do evento. 

E é claro, para aqueles fãs que sonhavam em conhecer seus devs e compositores de games favoritos, além do tradicional meet e greet anual que aconteceu em um espaço ainda maior e mais organizado esse ano, todos puderam também acompanhar painéis com os convidados internacionais e nacionais, como por exemplo o Cellbit, no palco principal, além de conferir um segundo show do dream team responsável pela trilha sonora clássica de Sonic, com presença de ícones como Shota Nakama e Jun Senoue

A Terra trouxe pela primeira vez no evento, um estande interativo onde o público, através de um mini jogo, poderia descobrir o seu perfil gamer. Além de ser algo divertido que visitantes puderam jogar e interagir, as informações serão adicionadas à pesquisa de público alvo gamer que frequentou o evento nesse ano.


A BGS é o evento perfeito para que fãs conheçam seus streamers favoritos, aliás, notou-se uma maior presença feminina esse ano, o que mostra que o mercado está mudando e trazendo cada vez mais espaço para mulheres gamers, mas é claro que isso ainda pode melhorar e que a melhora tem que vir através da educação ao público e conscientização para que a diversidade do mundo gamer online se reflita também em eventos presenciais. 



Mortal Kombat 1 era um dos jogos mais esperados do evento, com filas de duas a três horas de espera pela chance de experimentar o lançamento novo da franquia. Assim como diversas outras marcas que contaram com a nostalgia, o novo mortal kombat também traz personagens queridos da franquia e aposta em novos nomes como Homelander de The Boys e Omni Man de Invencível como personagens jogáveis.


Fãs de animes nostálgicos também adoraram a novidade no estande de Saint Seiya. Além da possibilidade de um gameplay com o mais novo jogo da saga dos cavaleiros, visitantes puderam também tirar fotos com cosplayers incríveis no espaço temático.


A praça de alimentação desse ano triplicou de tamanho e trouxe muitas opções para o público, mas apesar de tantas opções, uma das críticas recorrentes do público foi relacionada aos preços dos cardápios que definitivamente não eram tão acessíveis. 

Um dos espaços favoritos também do público fica por conta da área de jogos indie. Novamente, diversos desenvolvedores trouxeram seus projetos e dentre eles encontramos muitas opções criativas e nunca vistas antes, como o exemplo acima de jogo onde o gamer pode ser um mestre de obras aplicando andaimes em construções. 

Ainda no estande Indie, a melhor parte, além da possibilidade de novos desenvolvedores fazerem o pitch de seus jogos, é a possibilidade que o público tem de interagir e contribuir para a jogabilidade dos projetos, seja com comentários durante o jogo ou através de conversas em redes como Discord e círculo do twitter. 


Já tradição em todas as BGS, os cabeçudinhos da Funko não faltaram em diversas lojas de colecionáveis que estavam espalhadas pelo evento. Muitos visitantes que entrevistamos aproveitaram os espaços para j[a garantir os presentes de natal da família antecipadamente. 

No espaço Wohoo, quizzes aconteceram ao longo do dia no palco e público também pôde conferir alguns gameplays e torneios de diversos jogos em tempo real. O público também pôde ver seus streamers favoritos competindo um contra o outro em diversos jogos de perguntas e respostas. 


E é claro que domingo, cosplayers não faltariam. Como tradição, a BGS presenteou mais de 1000 cosplayers com a credencial de cosplay para que os visitantes pudessem se divertir e passear pelos corredores. Para interessados, vale lembrar que formulários e concursos diários sempre acontecem ao longo de algumas semanas antes do evento acontecer presencialmente, mas vale seguir a BGS nas redes sociais para não perder o período de inscrição.


E pra fechar essa BGS com chave de ouro, mais um show incrível de Sonic in Concert que lotou a arena principal com fãs de todas as idades que cantavam em alto e bom som as músicas temas do compositor Senoue, que marcou diversas gerações e diversos games com suas trilhas para além de Sonic! Nos vemos ano que vem!!

0 comments: