Navigation Menu

[Review] Aqui

 

Por Victoria Hope

Muito tem se falado sobre "Aqui", filme que prometia a reunião da equipe do clássico Forrest Gump, incluindo Tom Hanks, Robin Wright e o director Robert Zemeckis, contando também com o roteiro de Zemeckis e Eric Roth.), mas a espera de mais de 30 anos por essa parceria não rendeu muitos frutos. 

Baseado em uma história em quadrinhos de Richard McGuire, Aqui é filmado a partir de um único ponto de vista: o canto de uma sala de estar em algum lugar dos Estados Unidos. (Presumivelmente em algum lugar no meio do Atlântico,

O foco principal do filme está na relação romântica entre Richard (Hanks) e Margaret (Wright), que são introduzidos ao público quando adolescentes e aos poucos, vão se apaixonando, tem uma família juntos e assim vivem até os 80 anos de idade. Tinha tudo para ser a história perfeita de amor, não fosse por tantas subtramas que distraem e nem sempre se interseccionam com o enredo principal da história.


Aqui/ Foto: Miramax

Além da história desse casal, Aqui mostra diversos relances por outras vidas dessa casa, desde a era dos dinossauros, até a chegada dos primeiros habitantes, que são dos povos originários, até a passagem da realeza, entre muitas outras famílias até o retorno ao casal principal.

O filme mostra muuito bem como funcionavam as relações românticas de gerações passadas e o quanto as esposas, em sua maioria, tiveram que fazer diversos sacrifícios pela família, para que seus maridos vivessem seus sonhos e esse é um ponto importante, pois toca numa ferida geracional extremamente relevante.

"Aqui" tem várias boas idéias, porém tudo se perde quando não há correlação com os temas abordados e outro lado que desagrada é definitivamente o fato de que em todas as histórias de séculos mostrados em tela, o público acompanha histórias de amor entre casais, agora justamente quando a única família negra, racializada da história aparece, seu amor jamais é mencionado, pois o roteiro não os aprofunda, como também apenas foca em um momento sobre situações hipotéticas de racismo que o filho da família provavelmente vai sofrer ou sobre a crise do Covid -19, o que deixa um gosto amargo na boca. 

NOTA: 5/10

0 comments: