Navigation Menu

SPFW N46 | Diversidade e representatividade marcaram presença no evento



Por Redação

A nova edição da São Paulo Fashion Week aconteceu de 21 a 26 de outubro, em um novo local chamado ARCA., antigo galpão industrial na Vila Leopoldina na capital paulista. Este ano os desfiles contou com uma programação paralela mediante compra de ingressos, para mesas redondas e workshops.

É claro que isso não é uma novidade, porém a SPFW não é apenas feita de roupas e glamour. Por trás de cada desfile, também existem formas de expressão, movimentos políticos e muitos detalhes que foram pensados por meses antes de sua execução.

Um dos principais assuntos abordados nesta edição foi a diversidade, tanto nos corredores do evento representados pelos looks de fashionistas e convidados, além das passarelas. 


SPFW N46

Esta edição trouxe o tema Transposição. Além de outros assuntos, a diversidade ganhou destaque nas passarelas e nos corredores da SPFW. Esse tema inaugurou um novo ciclo na história de 23 anos do maior evento de moda do Brasil.

"Evoluir, apontar caminhos, somar. Nos desafiamos, nos arriscamos, e sempre nos colocamos em terrenos desconhecidos, por isso sempre Novos. O SPFW tem isso em seu DNA e criamos o Projeto Estufa, como uma evolução de inúmeros exercícios e iniciativas, justamente para reunir e proporcionar a troca entre pessoas e iniciativas que compartilham do nosso mindset", comenta Paulo Borges, idealizador do SPFW e diretor criativo do Projeto Estufa.


Os desfiles acontecem entre os dias 23 e 25 de outubro, em meio à intensa programação de masterclasses, no Farol Santander, pela manhã e talks, labs e feira de startups com curadoria do SEBRAE no ARCA, no período da tarde.  Questões como biomimetismo, inteligência artificial, sustentabilidade, o design como solução para desafios contemporâneos, neurociência, economia circular, tecnologias vestíveis, futuro do trabalho e novas narrativas compõe a lista de discussões propostas na curadoria de Graça Cabral, co-fundadora do SPFW e idealizadora do Projeto Estufa.


'Coleção-Protesto' no Desfile da Top 5



O desfile da Top 5, que reuniu as marcas Karine Fouvry, Borana, Vankoke, LED e Studio Kalline, se destacou pela sua coleção-protesto. O estilista Célio Dias, da marca LED, apresentou nas passarelas a coleção que chamou de “Arretada”, que tece uma crítica ao esteriótipo da masculinidade, trazendo a tona a questão de gênero. Por fim, o designer surgiu com uma bandeira LGBT+ para fechar o desfile.

Ronaldo Fraga e suas mensagens de tolerância e respeito


Ronaldo Fraga, que já é conhecido por seus desfiles diversos e políticos, trouxe o tema através da tolerância e inclusão. Levou para as passarelas a questão dos árabes e judeus e colocou pessoas de todos os gêneros, idades e etnias sentados em volta de uma mesa – com comida de verdade. Ronaldo abriu seu desfile com um beijo entre dois homens – um árabe e um judeu – e finalizou chamando toda a plateia para se juntar à mesa. E claro que a música acompanhou esse momento.


Representatividade na Apartamento 03



O diretor criativo Luiz Cláudio trouxe muita cor e representatividade ao desfile da marca Apartamento 03. Todas as suas roupas foram apresentadas apenas em modelos negras, que ainda não é algo tão comum nas passarelas da SPFW N46. O público aplaudiu de pé o desfile da marca!


Entre as tendências das grifes estão peças artesanais com redes, bordados, crochês e tramas que revelam a moda feita à mão. Também trouxe trends que vão te fazer querer usar, como o minimalismo e as bolsas de palha.

O vermelho e tons terrosos  permanecem em alta para a próxima temporada, inclusive em looks monocromáticos. Mas não é só da cor mais quente que a monocromia é feita, e o recurso apareceu em diversos estilos nas passarelas das semanas de moda.

 A Apartamento 03, por exemplo, mostrou em sua coleção uma sequência de vestidos em tons vibrantes que já são objetos de desejo entre as fashionistas. Patricia Viera apostou na feminilidade do cor de rosa, uma das trends da temporada, e levou para sua passarela uma modelo “vestindo” o tom até nos cabelos! Mais despojada, a Cotton Project criou espertos conjuntinhos em alfaiataria que prometem transitar por todas as estações do ano.

0 comments: