Navigation Menu

SXSW 2024 | Natatorium

 

Por Victoria Hope

No drama familiar 'Natatorium', uma jovem fica com os avós afastados na cidade enquanto espera pelos resultados de sua audição para um grupo internacional. Os avós a acolhem, encantados com a oportunidade de conhecer melhor a neta. 

Enquanto fica na casa, a menina conhece seu tio, que sofre de uma misteriosa doença pulmonar de longa duração e fica principalmente confinado à cama. Ela também observa os estranhos rituais religiosos de sua avó, alguns envolvendo uma piscina no porão. 

Quando o pai da menina descobre que ela está hospedada com os pais dele, ele convence a irmã a visitar a casa para tirá-la de lá antes que uma terrível tragédia tome conta do local. O ar soturno do longa toma conta desde os primeiros segundos do filme, onde a audiência observa uma cena caleidoscópica do que parece ser uma casa abandonada.

A jovem de 18 anos, Lilja, é extremamente criativa e talentosa e atualmente está tentando a chance de entrar para a companhia de arte da cidade, Ela ainda não sabe, mas existe um motivo pelo qual sua tia, Vala, não confia na avó e matriarca religiosa da família, mas aos poucos, as coisas começam a fazer sentido para a garota, talvez um pouco tarde demais para ela e para o restante da família. 


Natatorium / Foto: SXSW

O tempo todo a audiência é levada a questionar os verdadeiros motivos por trás da morte de uma de suas tias e o motivo pelo qual Vala quer tirar sua sobrinha daquela casa a qualquer custo. O mistério e o horror pairam no ar, enquanto a adolescente se vê obrigada a engajar com as crenças religiosas de sua avó Áróra.

Aos poucos, o que parece ser uma família comum, começa a se provar que nada é o que parece ser e o pânico se instaura quando a audiência é apresentada à uma suspeita piscina ao 'ar livre'. O nome 'Natatorium' em si, já qualifica uma junção ou um complexo de piscinas, mas o que exatamente é esse local e qual é a significância dele?

O filme pouco fala sobre o verdadeiro significado da piscina, tampouco justifica os motivos por trás das cerimônias orquestradas por Árora devido ao seu fanatismo religioso. Aquela casa e aquela família estão se corroendo, mas Lilja não percebe isso, afinal, os mais jovens da casa não sabem sobre o passado sombrio daquela casa. 

Apesar do ritmo demasiadamente arrastado do filme, os plot twists pegam o público de surpresa e chegam em forma de um slowburn que aos poucos vai crescendo e crescendo até culminar na explosão das cenas finais. Toda essa construção da atmosfera faz a história valer a pena, principalmente por não entregar exatamente um final fechado, deixando para a imaginação do público, o que aconteceu após a tragédia. Essa é uma história que vai ressonar em todos que já se afastaram da família ou que são fadados a viver em um ambiente tóxico movido a crença das pessoas mais velhas da casa. 

NOTA: 8.5/10

0 comments: