Navigation Menu

Youkais japoneses são celebrados no 8º Maid Café Day do Chest of Wonders


Por Victoria Hope

Nesse domingo (8) aconteceu a 8ª Edição do Maid Café Day, um evento promovido e idealizado pelo maid café brasileiro Chest Of Wonders em Santo Amaro. Aproveitando a época da Zombie Walk e a temática de Halloween, o grupo inovou escolhendo homenagear os Youkais, criaturas sobrenaturais do folclore japonês.

Do cardápio, à decoração e visual das maids, absolutamente tudo acompanhou a temática de Youkai Matsuri, assim como todas as atrações, desde performances de taiko, shamisen à shows com idols brasileiras.

Para apaixonados por cosplay e arte, atrações não faltaram, contando com o tradicional espaço dos artistas, um cenário temático  incrível para fotos e atividades como games e treino de arco e flecha com instrutores. 


O evento começou com um maravilhoso show de taiko, um dos instrumentos mais tradicionais da cultura japonesa. Alguns dos membros do grupo também fazem parte de equipe de butlers do Chest of Wonders. Para quem curte o instrumento e mora em São Paulo, existem várias escolas de Taiko espalhadas pelo bairro da Liberdade. 


O grande lançamento dessa edição do evento foi o Frappuchino Oni de KitKat. Em homenagem a uma das criaturas mais populares dentro da cultura youkai, a bebida era composta de pasta de KitKat batido com leite integral, chantilly, café e gelo. A decoração temática ficou por conta da calda de chocolate, com uma calda colorida de leite condensado, suspiros e bala Fini. Estava delicioso!


Para quem gosta de bebidas mais refrescantes, a famosa limonada rosa do Chest Of Wonders também esteve disponível no cardápio dessa edição. Na foto, a máscara personalizada pela arquiteta Sayuri Hidaka. 


Milky, a maquiadora oficial dos maids e butlers dessa edição, apostou em um visual original de Oni com uma longa peruca rosa. Figura conhecida no meio otaku há mais de 12 anos, é a responsável pela sala do Cosplay Brasil em todos os eventos de São Paulo. Ela conta que levou dois dias para estilizar essa peruca e organizar o outfit o dia. 


Andressa, uma das maids do Chest of Wonders participou do evento expondo seus vários produtos feitos à mão, desde chaveiros à acessórios kawaii para cabelo. Neste evento, ela apostou em um quimono com uma maquiagem de Kitsune, a raposa das lendas youkai.


Idealizado pela paulista Livia Toro, o grupo tapioca_club_idol participou do evento com uma performance de vários j-songs favoritos de girl groups japoneses. O Tapioca é um grupo brasileiro de idols que nasceu em 2013 e performa em eventos cantando ao vivo e dançando em eventos temáticos de anime e cultura pop japonesa.


Foi impossível não se emocionar com o som dos shamisens da Escola de Shamisen Sankyu. O grupo participou de duas apresentações no evento, sendo uma apenas dos alunos e a outra, tocando com o grupo de Taiko durante o Bon Odori. Vale lembrar que a Sankyu está com inscrições abertas para workshop do instrumento em São Paulo. 



A dupla Kyuu, figurinha carimbada em eventos de Anime no Brasil também marcou presença na 8ª edição do Maid Café. Atualmente, a dupla formada por Kurama e Rosette, está nos preparativos de mais uma HQ original inspirada nas Estações do Ano.


 Além de uma coleção inteira inspirada em versões humanizadas dos estados brasileiros, a dupla também trouxe diversos novos adesivos com temáticas que vão desde o anime sensação da temporada, Kimetsu no Yaiba à filmes de terror como IT - A coisa.


Para quem adora moda kawaii, o espaço da marca Glitter Bang trouxe uma infinidade de produtos inspirados na moda de rua japonesa, trazendo bolsas, calçados, acessórios e coleções completas de roupas com fabricação própria no Brasil.


Esta foi a terceira vez que a Lola participa do evento dentro do espaço dos artistas, trazendo uma variedade de trabalhos que vão desde ilustrações originais a fanarts. Uma das poucas artistas que aposta na arte 100% tradicional, sua arte tem como foco empoderamento feminino e a representatividade LGBT.


Haru Panda, uma das salas favoritas de eventos ganhou uma versão de exposição no Maid Cafe Day, trazendo diversos acessórios voltados à moda Kawaii, além de peças de moda lolita e amekaji de fabricação própria do grupo.


A designer gráfica Chindamo também marcou presença no espaço dos artistas dessa edição, trazendo uma infinidade de ilustrações inspiradas em Boku No Hero Academia, Jojo, A Viagem de Chihiro e muito mais. Não deixe de seguir a artista no instagram.


Ilustradora e editora na Crás Estúdio, Cayla Ortega trouxe seus projetos originais para o evento, incluindo um sketchbook especial lançado na Sketchcon desse ano. É sempre muito bom encontrar artistas que apostam em obras originais. Siga Cayla no instagram para ver mais de seu trabalho.


Apaixonados por cultura pop, a dupla Nerdzocas trouxe diversos produtos feitos à mão, inspirados em diversas séries, filmes e animações. De acessórios cosplay à objetos de decoração, era possível encontrar o tema perfeito para você.


O detalhismo de todas as peças pintadas à mão era incrível. Na foto, caixas inspiradas em Star Wars, Doctor Who e Hora de Aventura, além de coleções completas de mangás e quadrinhos de edições raras que a dupla trouxe para expor no evento.



Quem curte games também não ficou de fora da celebração. O estande de jogos trouxe consoles clássicos onde visitantes puderam jogar de Street Fighter ao mais novo lançamento de Boku No Hero Academia para PS4.


Além de um espaço externo onde era possível tirar fotos, a garagem recebeu o espaço dedicado à arco e flecha. A @thewoodarcoeflecha montou uma área temática de arquearia, com diversas atividades desde arco e flecha à arremesso de machados.


Olhem só quem encontramos pelo corredor, o próprio Jon Snow de Game Of Thrones. A riqueza de detalhes desse cosplay são incríveis. Vale também ressaltar que ele foi guerreiro em se vestir assim num dia ensolarado de quase 34 graus.


Outra atração favorita entre os visitantes foi o desfile de lolitas, que esse ano também ganhou a temática de youkais. As participantes desfilaram seus coords no palco do evento e os três melhores ganharam vários incríveis.


O Cosplay Idol Project também participou do evento com diversas performances inspiradas no game Love Live. As idols da CIP já são parceiras do evento desde a sua 5ª edição e o grupo conta com nove dançarinas.


Um dos maiores momentos de descontração foi a 'dança da magia' performada pelos cosplayers participantes do concurso e todos os visitantes do evento. Na foto, a gamer e Youtuber Haru ao lado da apresentadora Kenizinea.


Pela primeira vez no concurso cosplay do Maid Cafe Day, um grupo inteiro de cosplay ganhou o prêmio de primeiro lugar. Zakuro, Haruka e Claudia, que vestiam cosplays de Kimetsu no Yaiba venceram o concurso com uma apresentação fofíssima no palco.


É claro que o tradicional bon odori não poderia faltar na festa. Com as equipes de shamisen e taiko, o  Chest Of Wonders promoveu a dança comemorativa. Todos os convidados dançaram ao redor das mesas ao som das músicas japonesas mais tradicionais à sucessos de J-Pop.


Na foto acima, as organizadoras do evento pousaram para várias fotos com os convidados e com as principais atrações do dia. A cada ano, o Chest Of Wonders se supera em organizações de eventos e espera crescer cada dia mais e espalhar a cultura dos maid cafés no Brasil. 


E para fechar o matsuri com chave de ouro e marcar a lembrança de mais um evento incrível, cosplayers puderam fazer vários photoshoots no cenário temático, que também contava com uma sombrinha tradicional e um 'ramalhete' especial para espantar youkais do mal rs

Fique ligado nas redes sociais do Chest Of Wonders para saber quais serão os próximos eventos do grupo e não perca a chance de conhecer mais uma das centenas tradições kawaii do Japão :) 

0 comments: