Navigation Menu

[Cobertura] 8º Prêmio CineB Solar de Cinema Brasileiro




Por Victoria Hope


Nessa terça feira, 26 de Novembro, aconteceu em São Paulo a 8ª edição do Prêmio Cine B Solar do Cinema Brasileiro, apresentado pela atriz Guta Stresser na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. O evento premiou  diversos filmes nacionais que passaram pelo circuito de exibição alternativo do Cine B Solar entre  os anos 2017 e 2019, além de comunidades e entidades, que receberam o cinema itinerante durante aquele período. 

Durante a premiação, diversos profissionais da área de cinema, desde diretores a produtores, roteiristas e elencos compareceram à cerimônia para receber os troféus. Entre alguns dos convidados, o evento contou com a presença do ator Thomás Aquino, de Bacurau, o cantor e ator Falcão, de Shaolin do Sertão, Regina Braga e Amaurih Oliveira do filme Irmã Dulce entre muitos outros.

Realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções, o Cine B Solar é uma iniciativa social que promove um circuito alternativo de exibição gratuita de filmes brasileiros em espaços comunitários, a fim de incentivar a democratização do cinema no Brasil.

Guta Stresser, do elenco de 'A Grande Família' foi a apresentadora da noite
Com menção do próprio ENEM desse ano, a iniciativa CineB Solar inova ao utilizar a luz solar como fonte de energia para a transmissão dos filmes de forma sustentável, trazendo cinema à comunidades que não tem acesso à cultura cinematográfica.

Segundo a organização, nas sessões entre 2017 a 2019, o público recorde foi composto por um público 90% feminino, o que demonstra ainda mais a importância dessas sessões que contemplem famílias que não tem a oportunidade de ver filmes na telona.

A premiação também contou com a presença de Gabriel Bitar e Gustavo Steinberd, diretores do filme 'Tito e os Pássaros' , Mauro D'Addio, diretor do filme Sobre Rodas,  Willem Dias, montador da série Causando na Rua, Rafaella Costa, produtora do filme Sequestro Relâmpago, Felipe Kurc e Rodolfo Amaral, diretores do filme Detox,  Leonardo Brant e Graziela Mantoanelli, diretor e roteirista do filme Comer o quê,  Ivan Vale  e Denis Feijão, diretor e produtor do filme Sabotage,  Fábio Zavelli, diretor e produtor do filme Elis, entre outros.

O evento também contou com apresentação musical na abertura da cerimônia

Em diversos discursos dos convidados, ressaltou-se a importância do apoio a cultura em prol do desenvolvimento da população e a importância de se valorizar todos os trabalhadores que tornam possível não apenas a produção de cinema nacional, como também todos os fornecedores que agregam ainda mais com sua contribuição.

Durante um discurso emocionado, Guta, conhecida por interpretar Bebel na série ' A Grande Família',  convidou o pipoqueiro Antônio Francisco, de 71 anos, para falar sobre o quão importante é o papel do profissional que contribui para toda a experiência dos telespectadores no cinema de rua.

Seu Antônio contou que já está nessa estrada atuando como pipoqueiro por mais de 40 anos e que se sente honrado em poder transformar a experiência de todos que participaram das sessões do CineB Solar ao longo dos anos.

Guta Stresser ao lado do pipoqueiro Antônio Franscisco

Além dos agradecimentos de todos os presentes, alguns convidados que estavam em outras cidades ou países enviaram diversas mensagens gravadas que foram exibidas no telão durante a distruição de troféus. Alguns dos grandes vencedores da noite foram os filmes Bacurau, Irmã Dulce, Que Horas Ela Volta?, Elis entre  outros.

Isso demonstra a importância  do incentivo ao cinema nacional e todo o potencial que o mercado tem no país. Valorizar filmes, produtores, diretores, atores e atrizes, montadores e fornecedores brasileiros é essencial para que a produção brasileira cresça cada vez mais e para que mais e mais pessoas tenham acesso à esses filmes.


Confira a galeria completa de fotos do evento:


...



0 comments: