Navigation Menu

[Review] The Old Guard


Por Victoria Hope

O que dizer dessa adaptação incrível de um dos maiores best sellers de Greg Rucka? The Old Guard, da Netflix, é o mais novo filme do streaming dirigido por Gina Prince-Bythewood, com roteiro do próprio quadrinista.

The Old Guard é uma série de graphic novels que conta a história de um grupo de cinco justiceiros imortais que lutam em prol da justiça há pelo menos mais de mil anos nos Estados Unidos. O filme é uma adaptação dessa história, com nomes como Charlize Theron, que vive a protagonista Andromecha (Andy), Chiwetel Ejiofor, Marwan Kenzari e grande elenco.

Imagine viver por mais de 6.000 anos, salvando pessoas ao redor do globo ao lado de seus melhores amigos imortais? Essa é a vida de nossa protagonista, Andy, que apesar do mal humor, por ter perdido ligeiramente a fé na humanidade, ainda mantém o coração puro e bom, sempre fazendo justiça com as próprias mãos.

Andromecha de Scynthia / Netflix 
No grupo da vigilante, conhecemos Booker, um dos mais novos do bando, com apenas 200 anos de idade, que foi um revolucionário francês conhecido como Sebastien "Le Libre". Em seguida, temos o único par romântico do filme, os soldados das Cruzadas, Joe (Yusuf) e Nicky( Nicolò), um casal de rapazes de 900 anos, que se conheceram durante as Cruzadas e lutaram em lados opostos, mas que por destino, acabaram se apaixonado ao longo dos séculos.

Por fim, temos Niles, a mais nova imortal do grupo, que tem apenas 26 anos de idade e recentemente perdeu sua vida na Guerra do Iraque. Juntos, os cinco se unem e lutam para destruir corporações gananciosas e salvar vidas ao redor do globo.

Um dos maiores trunfos do filme, que com certeza são mérito da diretora e do roteirista, é o fato em que o relacionamento e a ligação entre os cinco personagens é a coisa mais importante a mover a trama. Todos os cinco personagens são protagonistas da história e escritos de forma tridimensional.

Joe & Nicky / Netflix
Um outro lado importante do filme e que faz nosso coração ficar quentinho, é o relacionamento abertamente gay entre Joe (Yusuf) e Nicky (Nicolò), interpretados brilhantemente por Marwan Kenzari (Aladdin) e Luca Marinelli (Entre Tempos). Ambos se conheceram nas Cruzadas, lutando em lados completamente opostos, sendo Joe um soldado mulçumano e Nicky, um padre e soldado católico.

Em um momento do filme, conhecemos um pouco sobre a origem do relacionamento de ambos, que tentaram matar um ao outro durante as Cruzadas, sem sucesso e no fim, acabaram passando a eternidade juntos. Mesmo juntos por mais de 900 anos, ambos continuam se amando e fogem completamente dos esteriótipos que a mídia sempre tenta inserir em personagens LGBTQ+. 

Quando falamos em filmes de ação, é extremamente raro protagonistas serem LGBTQ+, quem dirá, um casal gay onde o relacionamento e sexualidade são importantes para sua história e background. É a primeira vez que um filme do gênero aborda um relacionamento dessa forma e tudo isso se deve ao mérito de Greg Rucka, escritor dos quadrinhos que disse em entrevista ter obrigado o streaming a assinar um contrato que o relacionamento dos dois personagens deveria ser representada na mesma forma dos quadrinhos.

Se você gosta de filmes de ação com protagonistas fortes, representatividade negra e LGBTQ+, você com certeza vai se apaixonar por The Old Guard.

Nota: 9.5/10

0 comments: