Navigation Menu

[Review] Parentes de Ilya Aksyonov

 

Por Victoria Hope

Começa nessa semana, a 2ª edição do Festival de Cinema Russo, organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia, em sessões transmitidas pela Supo Mungam Plus, em parceria com a Spcine Play.

Para abrir o evento, celebramos as pequenas alegrias da vida e a família com o delicado emocionante 'Parentes' de Ilya Asksyonov. O filme traz inúmeras reflexões que nesse momento de isolamento, se fazem ainda mais presentes.

Muitos já se perguntaram sobre como seria sua vida se não tivesse deixado tantas coisas para trás e na maioria das vezes, nasce o questionamento 'eu deveria ter feito isso dessa forma, deveria ter passado mais tempo com a família e os amigos, deveria ter saboreado os pequenos momentos da vida enquanto podia e ter seguido meus sonhos'.

Parentes / Spcine Play

É incrível como esse novo cenário e realidade do mundo, colocaram tantas questões como essa em perspectiva e com um sopro de renovação, o filme traz a tona a perspectiva sobre agir ao invés de deixar os planos apenas no papel e essa mensagem é nítida logo no começo do longa, durante o discurso do protagonista que em um momento de seu monólogo, diz: 'Afinal, os sonhos são as sementes de nossas ações'. 

No longa, conhecemos um pai de família, preso à costumes e tradições e sua família, com filhos rebeldes e excêntricos. O pai, sempre pessimista, coloca suas expectativas nos membros mais jovens da família, mas com o tempo, todos percebem que o patriarca age dessa forma, após receber a notícia de que só tem mais um ano de vida, devido a um tumor. 

Seguindo a premissa do início, discute-se a relação de como o tempo faz com que todos percebam a importância de celebrar cada momento, principalmente quando não se sabe se haverá outro dia ou se novas oportunidades irão aparecer.

Família / Spcine Play

Festival Grushinskiy....Viagem em família, sonho do pai participar desse festival de música e cantar, mas é claro que nem tudo são flores quando uma família disfuncional viaja junto. Conflitos e brigas acontecem, principalmente no conflito entre gerações, mas apesar de tudo, como na vida real, todos voltam a se falar pois esse é o significado de família.

O momento do festival. quando o protagonista finalmente sobe ao palco com seu violão, é um dos momentos mais impactantes do filme. Ele não precisa ser o melhor cantor do mundo, mas naquele instante, ele é um astro de certa forma, que tenta viver seu sonho, mas percebe que não tem forças para seguir em frente. 

Num momento emocionante, o filme mostra que apesar das diferenças, a família é aquela que sempre estará lado a lado, unida, nos momentos mais altos e baixos e que muitas vezes, juntos, todos podem realizar o sonho que antes parecia pertencer a apenas um.

Família / Spcine Play

0 comments: