Navigation Menu

[REVIEW] Operação Red Sparrow


Resultado de imagem para red sparrow
Por Victoria Hope

Em 'Operação Red Sparrow', o corpo é transformado em uma arma letal


Aviso: O filme pode causar gatilhos em vítimas de abuso e / ou est*pro


Talvez um dos filmes mais ousados da atriz Jennifer Lawrence, até mesmo mais chocante que 'Mãe!', o filme 'Operação Red Sparrow' é uma adaptação quase completamente fiel ao livro de Jason Matthews, que no Brasil recebe o nome de 'Roleta Russa'.

Para quem não conhece Jason, o próprio autor é um ex-membro da CIA ( Central de Inteligência) na vida real, então ele usou muito de suas próprias experiências para contar a história da nossa protagonista.  

No filme, conhecemos a história de Dominika Egorova (Jennifer Lawrence), uma bela bailarina russa com um futuro promissor e disciplina como seu sobrenome. Ela é a filha perfeita, devotada à mãe e faz de tudo para sustentar a matriarca da família, que luta contra uma grave doença.

Com o salário que recebe da grande companhia de Ballet Bolshoi, na Rússia, Dominika tem uma fonte de renda bem estável, sendo a bailarina principal da companhia, mas assim como acontece em todas as áreas esportivas, competitividade é algo muito presente no Ballet e logo, algumas de suas colegas de equipe, enciumadas por sua habilidade na dança, planejam algo para destruir a carreira da jovem primma ballerina.


Resultado de imagem para red sparrow
Um dos pontos positivos do filme é o guarda roupas da personagem / 20th Century Fox

Quando Dominika sofre um grave acidente, que na verdade foi planejado por uma de suas colegas da Bolshoi, a bailarina principal tem uma de suas pernas quase completamente destruída e com isso, o fim de sua carreira promissora na dança. Tudo estava perdido, afinal, sem o título de bailarina da companhia, a protagonista não possuia dinheiro algum , muito menos uma casa, já que esta havia sido doada pela própria Bolshoi.

Sem saída e em uma verdadeira roleta russa, Dominika recebe ajuda de seu tio, dono de uma das empresas russas mais procuradas do mundo. Em troca de dinheiro e um lugar para morar, seu tio, que nutre uma certa 'obsessão' doentia pela garota desde quando ela era pequena, oferece uma vida estável contanto que ela aceitasse uma condição: Treinar para se tornar uma SPARROW.

A Sparrow School, é uma organização do Serviço Secreto de Inteligência Russa, onde jovens são treinados para se tornar verdadeiras armas de sedução vivas. Para quem não conhece o universo da espionagem, existe uma prática chamada 'Honeypot', onde agentes, tanto homens quanto mulheres, são treinados para seduzir, dormir e criar um relacionamento falso com seus alvos, geralmente magnatas ou grandes burocratas do mundo dos negócios.

Imagem relacionada
Novos recrutas da agência Sparrow / 20th Century Fox

Nessa prática, o agente irá aprender tudo o que deve para poder seduzir todo e qualquer indivíduo, seja ele homem ou mulher. O filme aborda de fato esse lado mais sedutor da espionagem, porém de uma forma 'aberta' demais, mantendo foco demais na parte sexual do honeypot, tanto que chega a causar não apenas desconforto, mas também embaraçamento. 

É claro que Dominika, ainda uma bailarina sem treinamento algum, ainda teria receio quanto ao treinamento sexual, mas em três meses se torna uma expert na arte de seduzir, ganhando papel de destaque na escola. Mesmo sucedendo, a garota se sente extremamente incomodada com as práticas da escola e sofre uma tentativa de estupro, o que acaba fazendo a garota não mais aceitar avanços masculinos e tomar as rédeas de sua vida.

Falando sobre o plot do filme em si, a história foi bem explorada, porém o longa poderia ser mais curto. Outro ponto que gera incomodo além da ultra sexualização, é a rapidez e facilidade pela qual a ex-bailarina supera seus problemas e se torna uma das melhores espiãs do mundo (sem nenhum treinamento prévio anterior aos sparrows.

O primeiro encontro de Dominnika com o agente secreto Americano (Joel Egerton)

Vale ressaltar que o filme foca na polaridade entre Rússia e Estados Unidos a todo minuto, reforçando a rivalidade dos dois países desde os primórdios e também vale o elogio à Jennifer Lawrence, pois ela conseguiu manter o sotaque russo do início ao fim, mas seria bem mais interessante ter visto a própria conversar em russo algumas vezes, para gerar ainda mais autenticidade. 

O outro ponto positivo sobre o filme é a escolha de figurino, que é impecável do início ao fim; Desde a roupa de Ballet da Dominnika aos looks de todos os personagens, incluindo os uniformes dos Sparrows e as vestes que a agente utiliza em cada nova missão.

No nosso veredito final, poderíamos ter um filme mais empoderador sobre uma agente secreta especial feminina, porém isso apenas aconteceria se a trama não focasse tanto na sexualidade, mas sim na parte tática da inteligência internacional.


Red Sparrow estreia no dia 1 de Março em todos os cinemas do Brasil

Nota: 3/5

0 comments: