Navigation Menu

Festival Varilux de Cinema Francês apresenta “Slalom” ao público brasileiro

 

Por Victoria Hope

Por muitos anos, tem se discutido sobre casos de assédio físico e moral no universo esportivo e o novo filme de estreia de Favier toca justamente nessa ferida, com uma mensagem mais do que necessária para trazer 'luz' aos casos. 

O drama “Slalom”, de Charlène Favier, é destaque na programação da edição 2020 do Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece até 3 de dezembro nos cinemas de todo o país. Dirigido por Charlène Favier, o filme acompanha a história de Lyz (papel de Noée Abita), que aos 15 anos integra a equipe de esqui de um clube de elite da França, conhecido por preparar futuros atletas profissionais. Ela treina como uma estrela profissional, mas após acumular conquistas fica abalada com a pressão e o domínio exercido por Fred, seu rigoroso treinador (Jérémie Renier).

Por conta do intensivo treinamento, Lyz e Fred estão juntos o tempo todo. Ele é um dos poucos adultos presentes em sua rotina, uma vez que a jovem tem um pai ausente e um relacionamento conturbado com a mãe. Sob o ponto de vista da atleta, submetida a um intenso e contínuo estresse físico e psicológico, o público ganha uma história íntima e com muitas nuances, tratada com franqueza e rigor. Assista o trailer: https://youtu.be/tc2VAOxunlg

Slalom / Vitrine Filmes

Filme de estreia da diretora Charlène Favier, a produção é também inspirada na experiência pessoal da diretora que, durante a juventude, praticou esportes de alto nível e foi vítima de abuso. Com a produção, ela leva às telas, com delicadeza e sensibilidade, um tema relevante dentro do ambiente esportivo e da sociedade atual.

Finalizado em 2020, o drama integrou a seleção da última edição do Festival de Cannes. Foi escrito em 2014, antes do #MeToo – movimento iniciado via twitter pela atriz Alyssa Milano em 2017, quando publicou um pedido para que todas as pessoas que já tivessem sofrido assédio sexual usassem a hashtag – e de outros escândalos dentro do mundo do esporte. Favier entrevistou jovens atletas e seus pais para construção do longa-metragem. A distribuição é da Vitrine Filmes.

0 comments: