Navigation Menu

Undone | Segunda Temporada

 26/04/2022

Por Victoria Hope

Undone é uma caixinha de bonitas surpresas com ótimas atuações de todo o elenco desde sua primeira temporada, especialmente Rosa Salazar e Bob Odenkirk. Apesar de técnica de animação escolhida, a tradicional rotoscópia e do começo relativamente lento e desfocado, a série logo prende a atenção e joga uma rede narrativa que é ampla, mas cujas peças encaixam-se muito bem e esse ritmo continua nessa segunda temporada.

Uma frase marcante logo no primeiro episódio da nova temporada é 'O mundo é um lugar mágico e tudo é possível'. Essa frase marca muito o que toda a trama de Undone tenta entregar, sobre viagem no tempo, fé e amor.  

Agora, Alma começa a entender um pouco mais sobre como é se mesclar com o seu eu de outro universo para se tornar uma só, mas a trama tem o foco no que perde-se ou ganha quando se tem a chance de recomeçar a vida do zero. Será que faríamos as mesmas escolhas? Quantas vidas podemos viver? Esses são os questionamentos que a protagonista encontra ao longo dessa nova fase. 

Undone / Foto: Prime Video

Beca descobre que tem poderes e que pode ir muito mais além do que seu pai e sua irmã nas viagens do tempo, mas o custo disso pode ser muito alto. Por ser uma pessoa com muita empatia, Becca não apenas é capaz de acessar o passado, como também acessar as memórias de outras pessoas, o que faz dela muito poderosa.

Conforme os episódios vão passando, a trama se torna cada vez mais intrigante e novos segredos começam a ser revelados em um buraco que traz infinitas possibilidades. Afinal, será que mudar o passado poderá mudar o futuro? A temporada passa voando, montando esse quebra cabeças de forma extremamente satisfatória, sem contar a maravilhosa representatividade PCD, como o aparelho auditivo de Alma ou quando seu pai se comunica com ela por língua de sinais; esses são pequenos gestos muito importantes para a inclusão.

O trauma geracional é um dos pontos chaves da trama que traz uma reflexão sobre família e sobre a importância de ouvir e não ter medo de ser ouvido em retorno para evitar com que mágoas se estendam de geração em geração. De forma delicada, os episódios mostram como os horrores da guerra afetam não apenas a vida de quem viveu naquela época, como também de todos os futuros membros da família. Pessoalmente, acredito que a temporada foi um ótimo fechamento para a história.

NOTA: 9.5/10

0 comments: