Navigation Menu

Cannes 2022 | A atriz Rossy de Palma será a presidente da categoria Caméra D'or nessa edição

 

Por Victoria Hope

Estamos bem próximos de um dos maiores e mais aguardados festivais de cinema de vanguarda do ano, o Cannes, que acontecerá presencialmente na França em Após a participação de Mélanie Thierry na edição de 2021, a atriz espanhola Rossy de Palma será a Presidente do Júri da Caméra d’or do 75º Festival de Cannes, que premiará um filme entre todos as longas-metragens da Seleção oficial e nas seções paralelas.

A ousadia e a espontaneidade são os principais impulsionadores dos filmes que concorrem à Caméra d’or e por isso, de acordo com o comunicado oficial, “quem poderia apoiar de melhor forma a estreia destes realizadores do que Rossy de Palma, uma atriz conhecida pela sua originalidade e brio? (…) O seu rosto, o seu carisma, o seu comportamento, ela é a musa final. Quando se tornou atriz em ‘La ley del deseo’ de Pedro Almodóvar, a sua extravagância e energia atraíram os espectadores. Desde então, foi escolhida para vários filmes internacionais e trabalhou muitas vezes em França. Rossy é uma surpresa constante e mostra muitos talentos: cantora, atriz, ícone. Cada aparição é uma oportunidade para se regenerar e reprojetar“.

Rossy de Palma é uma figura inspiradora do Festival de Cannes; já concorreu na Competição com Pedro Almodóvar em 2009 com “Los abrazos rotos” e em 2016 com “Julieta“. Também compareceu no certame com “The Man who Killed Don Quixote” de Terry Gilliam, que foi exibido no encerramento do Festival em 2018.

Confira a lista de jurados na categoria 'Caméra D'or':

Rossy de Palma - Présidente
Actress

 

For the FICAM 
Fédération des industries du Cinéma, de l'Audiovisuel et du Multimédia
Natasza Chroscicki 
CEO of ARRI France

 

For the AFC 
Association française des directeurs de la photographie cinématographique
Jean-Claude Larrieu
Cinematographer

 

For the SRF 
Société des Réalisateurs de Films
Éléonore Weber
Auteure, metteuse en scène & cinéaste

 

For the SFCC 
Syndicat français de la critique de films
Olivier Pelisson
Journalist & film critic

 

Guests
Lucien Jean-Baptiste
Director, screenwriter & actor

Samuel Le Bihan
Actor

0 comments: