Por Victoria Hope
Estamos bem próximos de um dos maiores e mais aguardados festivais de cinema de vanguarda do ano, o Cannes, que acontecerá presencialmente na França em Após a participação de Mélanie Thierry na edição de 2021, a atriz espanhola Rossy de Palma será a Presidente do Júri da Caméra d’or do 75º Festival de Cannes, que premiará um filme entre todos as longas-metragens da Seleção oficial e nas seções paralelas.
A ousadia e a espontaneidade são os principais impulsionadores dos filmes que concorrem à Caméra d’or e por isso, de acordo com o comunicado oficial, “quem poderia apoiar de melhor forma a estreia destes realizadores do que Rossy de Palma, uma atriz conhecida pela sua originalidade e brio? (…) O seu rosto, o seu carisma, o seu comportamento, ela é a musa final. Quando se tornou atriz em ‘La ley del deseo’ de Pedro Almodóvar, a sua extravagância e energia atraíram os espectadores. Desde então, foi escolhida para vários filmes internacionais e trabalhou muitas vezes em França. Rossy é uma surpresa constante e mostra muitos talentos: cantora, atriz, ícone. Cada aparição é uma oportunidade para se regenerar e reprojetar“.
Rossy de Palma é uma figura inspiradora do Festival de Cannes; já concorreu na Competição com Pedro Almodóvar em 2009 com “Los abrazos rotos” e em 2016 com “Julieta“. Também compareceu no certame com “The Man who Killed Don Quixote” de Terry Gilliam, que foi exibido no encerramento do Festival em 2018.
Confira a lista de jurados na categoria 'Caméra D'or':
Rossy de Palma - Présidente
For the FICAM
For the AFC
For the SRF
For the SFCC
Guests |
Samuel Le Bihan |