Por Victoria Hope
O Festival Sundance, um dos mais importante do cinema independente dos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira os vencedores de sua 40ª edição, que acontece em Utah. O grande prêmio do júri na competição dramática foi para In the Summers, escrito e dirigido por Alessandra Lacorazza Samudio. O longa conta a história de duas irmãs que acompanham seu pai amoroso, porém difícil, durante suas visitas anuais de verão, no Novo México.
Entre os documentários, Porcelain War foi premiado por retratar artistas que se tornam soldados na Ucrânia. Na principal categoria dedicada a produções globais, o documentário A New Kind of Wilderness venceu mostrando uma família norueguesa que vive em um ambiente selvagem, mas precisa retornar ao mundo urbanizado após uma morte prematura. Na categoria narrativa, Sujo foi o escolhido com a trama sobre um órfão de 4 anos que acha impossível escapar de um futuro trabalhando para um cartel de drogas.
"Sujo", uma coprodução entre México, Estados Unidos e França, venceu entre as ficções com sua história sobre um órfão assombrado pelo quase inescapável futuro trabalhando para um cartel de drogas. O longa "Malu", que representava o Brasil em Sundance, não foi premiado nessa edição.
Abaixo você confere a lista completa de vencedores:
Grand Jury Prize:
– “Sujo”
Audience Award:
– “Girls Will Be Girls”
Directing Award:
– Raha Amirfazli & Alireza Ghasemi for “In The Land Of Brothers”
Special Jury Award – Acting:
– Preeti Panigrahi for “Girls Will Be Girls”
Special Jury Award – Original Music:
– Peter Raeburn for “Handling The Undead”
U.S. DRAMATIC COMPETITION
Grand Jury Prize:
– “In The Summers”
Audience Award:
– “DÌDI (弟弟)”
Directing:
– Alessandra Lacorazza for “In The Summers”
Waldo Salt Screenwriting Award:
– Jesse Eisenberg for “A Real Pain”
Special Jury Award – Breakthrough Performance:
– Nico Parker for “Suncoast”
Special Jury Award: Ensemble:
– The cast of “DÌDI (弟弟)” – Izaac Wang, Joan Chen, Shirley Chen & Chang Li Hua, Directed by Sean Wang