Navigation Menu

[Review] Segredos de um Escândalo, uma verdadeira aula de atuação com Natalie Portman e Julianne Moore

 

Por Victoria Hope

[TW: Aliciamento de menores] 

Segredos de um Escândalo (May December), foi um dos filmes mais aguardados na lista de Cannes do ano passado e ainda em 2024, é um dos filmes mais esperados por fãs de cinema e com muita razão. Na trama, levemente baseada numa história real, vinte anos após seu romance midiático virar assunto da nação, um casal é colocado sob pressão quando uma atriz viaja até seu lar para se preparar para um filme sobre o passado deles.

O tema é polêmico do início ao fim, principalmente acerca da trama que aborda temas como pedofilia e aliciamento de menores, como foi o caso da vítima da história, Joe, interpretado de forma brilhante por Charles Melton. Acompanhamos então a aparentemente 'perfeita', mas na verdade, conturbada com Grace Atherton, praticamente desmoronar quando a atriz Elizabeth Berry toma conta da história da família com a desculpa de que esse é um 'laboratório' para seu próximo papel.

Inicialmente, o que parecia ser um desejo por contra a verdade, ao longo da trama vai mostrando o desejo cruel e reprimido da atriz de reviver tudo o que seu objeto de estudo, Grace, sente. Apesar do roteiro que deixa um tanto a desejar, as atuações de Natalie Portman, Julianne Moore e Charles Melton simplesmente tornam o filme uma verdadeira gema.


Segredos de um Escândalo / Foto: Diamond Films

Ao passo em que conhecemos mais sobre Grace e sua família, mais sentimos pela situação que se instaura, o que nos faz pensar o peso de filmes biográficos sobre casos de crime reais. Como a família, os amigos e conhecidos dos criminosos lidam com a situação? Há redenção? E por quê contar a história dessa personagem é tão importante?

Estas são apenas algumas das questões muito bem levantadas pelo filme, que explora como uma tragédia pode afetar pra sempre as relações delicadas entre um indivíduo e seu núcleo, mas Segredos de um Escândalo vai além da 'crítica', pelo objeto de estudo, tocando também em outra mensagem sobre a falta de escrúpulos de atores que podem, sem querer, ou as vezes intencionalmente, abalar estruturas que já são tão delicadas e frágeis desde o início e é por isso que esse é um dos papéis mais fortes de Portman.

Após a indicação ao Globo de Ouro, sem dúvida veremos pelo menos mais uma indicação ao Oscar, pelo menos na categoria de Melhor Atriz para Natalie Portman, pelo menos esse é o palpite de muitos que assistiram o filme nessa quinta. Apesar de ser um filme denso, que aborda um tema bem pesado, é um filme que quem é apaixonado por cinema, com certeza vai querer conferir.

NOTA: 9/10

0 comments: