Por Victoria Hope
Anatomia de Uma Queda, Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e provavelmente, futuro Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, é um dos meus longas mais antecipados do ano e com razão. Nesse novo drama francês da magnífica Justine Triet, acompanhamos a história de uma escritora que precisa provar sua inocência após a misteriosa morte de seu marido.
Essa não é a primeira vez que uma história investigativa é mostrada nos cinemas, mas Triet conseguiu subverter o gênero, trazendo o outro lado do processo de investigação criminal, mesclando narrativas de testemunhas, gravações misteriosas e um olhar mais amplo sobre o processo de estudo da equipe de legistas que estão cuidando do caso.
Sandra Hüller é uma força da natureza interpretando essa complicada protagonista e entrega momentos que com certeza vão trazer uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, mas falando sobre elenco, Anatomia de Uma Queda entrega um verdadeiro banquete, desde as mãos de Milo Machado, ator mirim brilhante que entrega alguns dos momentos mais emocionantes no papel de Daniel, filho da escritora até mesmo todo o elenco de advogados e por quê não, o próprio cachorro, que é condutor da história de certa forma?
Anatomia de uma Queda / Foto: Diamond Films |
A todo o momento o filme subverte o gênero e surpreende, fazendo com que a audiência desconfie até d das próprias conclusões. Anatomia de uma Queda não dá respostas, mas sim possibilidades apenas do que pode ter acontecido com aquela família.
NOTA: 9/10