Navigation Menu

Sundance 2024 | Instituto anuncia bolsista Merata Mita 2024 e bolsista inaugural Graton

 

Por Victoria Megan Garza

O Sundance Institute anunciou nessa semana cineastas selecionados para receber a bolsa Merata Mita 2024 e a bolsa inaugural Graton para artistas de tribos baseadas na Califórnia. A Merata Mita Fellowship é uma bolsa anual nomeada em homenagem à falecida cineasta Māori Merata Mita (1942–2010) para apoiar artistas indígenas identificados por mulheres que se esforçam para dirigir seu primeiro longa-metragem. 

A bolsa Merata Mita deste ano irá para Libby Hakaraia (Ngati Kapu, Ngati Raukawa au ki te tonga). A recentemente anunciada Graton Fellowship, criada para apoiar artistas indígenas de tribos baseadas na Califórnia, reconhecidas federalmente e não federalmente, irá para Tazbah Rose Chavez (Dinè, Nüümü, San Carlos Apache). Ambos os bolsistas foram reconhecidos na Celebração do Fórum Nativo do Festival de Cinema de Sundance de 2024, apresentada pela NBCUniversal Launch e Nia Tero no The Park em Park City, Utah.

É incrivelmente significativo ter Libby e Tazbah como beneficiários das bolsas Merata Mita e Graton, respectivamente, este ano. É também um retorno espiritual”, disse Adam Piron, Diretor do Programa Indígena do Instituto Sundance. Ambas são artistas consagrados com laços profundos com suas comunidades, com as histórias nas quais essas bolsas estão enraizadas, e estamos entusiasmados em apoiar seus próximos projetos com essas oportunidades incríveis e também gostaria de agradecer ao presidente Greg Sarris, à comunidade dos Índios Federados de Graton Rancheria e aos nossos doadores por tornar isso possível

Por dentro da história:

Merata Mita (Ngāi Te Rangi/Ngāti Pikiao) é conhecida como a primeira mulher Māori a escrever e dirigir apenas um longa-metragem dramático. Como conselheira e diretora artística do Sundance Institute Native Lab (2000–2009), ela elevou as vozes e incentivou o desenvolvimento criativo de inúmeros talentos indígenas. 

Para honrar seu legado, o Sundance Institute concede uma bolsa em seu nome a uma cineasta indígena identificada como mulher de um grupo global de candidatos. A bolsa, agora em seu nono ano, inclui apoio durante todo o ano com atividades, incluindo participação no Festival de Cinema de Sundance, acesso a serviços estratégicos e criativos oferecidos pelos programas artísticos do Instituto Sundance, subsídio em dinheiro e oportunidades de orientação.

0 comments: