Navigation Menu

[Review] Destacamento Blood é uma obra prima de Spike Lee


Por Victoria Hope

Começo essa crítica dizendo que o filme veio como um soco no peito, mas um soco necessário para lembrar de toda a luta que a nossa comunidade negra passou nos últimos anos e ainda passa até hoje, principalmente nos últimos meses.

Destacamento Blood (Da 5 Bloods), da Netflix, veio na hora certa, com uma mensagem mais do que necessária de Spike Lee sobre política, empatia e fantasmas da guerra. Nesse novo longa, que pessoalmente acredito ser um dos melhores filmes da carreira do diretor, acompanhamos a saga de quatro amigos veteranos da guerra do Vietnã.

O filme dispensa qualquer resumo, pois precisa ser assistido com muita atenção. Em "Destacamento Blood", temos a confirmação, por meio de fotos, vídeos e relatos da vida real, de que a guerra, seja nos Estados Unidos ou em qualquer outro país, sempre teve apenas uma intenção por trás.

Começamos a história acompanhando a divertida viagem desses soldados aposentados que decidem se unir para uma última aventura, a fim de encontrar um tesouro que haviam perdido no vietnã e os restos mortais de seu líder.

Chadwick Boseman / Netflix 
Ao longo do filme, é possível rir, se emocionar, sentir raiva de tudo o que aconteceu, principalmente quando os personagens mostram que poucas coisas mudaram para a comunidade negra desde a época da guerra.

Em meio à discursos ácidos, que a todo momento tocam em diversas feridas, na participação curta, porém essencial de Chadwick Boseman, que é visto tanto como um Malcom X quando um Martin Kuther King Jr e na atuação de Delroy Lindo que merece pelo menos 5 indicações, temos essa obra de arte que em 2h30 de filme, encanta e ao mesmo tempo, assombra.

O filme algumas vezes peca por mostrar apenas uma versão única dos fatos, principalmente ao reforçar esteriótipos relacionados ao Vietnã e vietnamitas pela visão americanizada, porém, a mensagem principal do filme não se perde.

Delroy Lindo / Netflix

Em um momento onde movimentos como Black Lives Matter voltam à tona devido a brutalidade policial nos Estados Unidos, filmes como Destacamento Blood, chegam para escancarar essa ferida do racismo estrutural e institucional que ainda assola o país.

Spike Lee nunca é subjetivo em seus projetos e essa é a melhor parte de acompanhar projetos do diretor, que entrega um de seus melhores filmes desde "Faça a Coisa Certa" e o mais recente. "Infiltrado na Klan". Mais uma vez, o diretor mostra que fez sua lição de casa, apresentando sempre fatos históricos da vida real para reforçar a temática.

Não é um filme para toda a família, pois em alguns momentos é sangrento e grotesco devido a violência, porém, é uma trama extremamente necessária para esse momento e precisa ser não apenas assistida, mas sim, muito bem absorvida. Espera-se pelo menos uma indicação ao Oscar 2021.

Nota: 10 / 10

0 comments: