Navigation Menu

Primeiro estúdio de animes comandado por animadores negros nasce no Japão



Por Victoria Hope

Parece até um sonho, mas acaba de se tornar realidade. Nasce o primeiro estúdio de animes criado e comandado por animadores negros no Japão. É o primeiro estúdio japonês da história a ter uma equipe completamente negra, com conteúdos e personagens negros voltados ao anime.

O Japão, por muitos anos apresentou problemas na representação do povo negro em suas principais animações, principalmente quando falamos em animes clássicos dos anos 90 até 2010, porém, ao longo dos anos, o país tem mudado e se tornado mais receptivo à personagens diversos.

D'ART Shtajio, é um estúdio de animações 2-D situado em Tokyo, fundado por um animador de 32 anos chamado Henry Thurlow, com ajuda dos melhores amigos, os gêmeos ilustradores Arthell Isom e Darnell Isom. Os três criaram o estúdio para adicionar voz e uma visão mais sensível do público negro dentro de animações japonesas. 

Tokyo Ghoul / Pierrot Studios 

Antes de fundar os estúdios D'ART Shtajio em 2016, Arthel Isom trabalhou em estúdios de animação como Ogura Kubo, sendo animador de backgrounds para animes como Bleach, Gintama, Kuroshitsuji, Lupin lll: The Woman Called Fujiko Mine e Naruto. 

Ele trabalhou lado a lado com seu mentor de animação, Hirosama Ogura por muitos anos, incluindo em projetos como Ninja Scroll e Ghost In The Shell

Já Henry Thurlow, trabalhou na Nakamura Production, sendo o animador de Pokémon Origins e Gundam Build Fighters. Ele também trabalhou nos Estúdios Pierrot, desenvolvendo múltiplas mídias e séries de Tokyo Ghoul, tanto como animador assistente quanto animador principal. 

Em uma entrevista para a Japan Times, Thurlow expôs sua frustração em trabalhar na indústria do anime sem que suas ideais ou voz fossem reconhecidas, por ele ser um homem negro. Inclusive, ele não ganhou crédito por grande parte das animações que fez."Quando eu animava Gundam e Pokemon, meu nome nunca era mencionado e eu ganhava apenas 4 dólares por dia pelo meu trabalho." Confessou o animador. 

Portfolio / Estúdios D'ART Shtajio
Eventualmente, Thurlow e Arthel fundaram um time colaborativo, empregando animadores diversificados e estrangeiros para trabalhar com as maiores produções de anime do Japão. Segundo olheiros do mercado, mais animadores estrangeiros estão tomando conta da indústria no país, o que é extremamente positivo.

Tadashi Sudo, CEO do Anime! Anime! disse em entrevista "O número de não japoneses (estrangeiros) está aumentando, não apenas no planejamento de anime, mas também na parte de coordenação e produção de projetos, incluindo áreas de vendas e relações públicas."

Os estúdios D'ART Shtajio trabalharam também com projetos de grande porte, incluindo produções ocidentais como a terceira temporada de Castlevania da Netflix, Jojo's Bizarre Adventure: Golden Wind, Seven Deadly Sins, Gintama, Tokyo Ghoul , Tokyo Ghoul:re e One Piece.

Sobre o sucesso dos estúdios D'ART Shtajio em 2020, durante entrevista para a SyFy Wire, Isom revelou, "O grande trunfo é estarmos aqui, criadores negros, buscando por uma chance. É uma grande oportunidade para outros artistas. Trabalhamos com diversos mangakás independentes como Tephlon Funk e XOGENASYS. Temos mais oportunidades de contar histórias negras. Esses são os contadores de histórias que queremos ver ganhando adaptações em anime."

Equipe dos Estúdios / D'ART Shtajio

7 comments:

  1. Notícia perfeita �� A nova geração de animes tem tudo pra ser uma das melhores, com representatividade e afins

    ReplyDelete
  2. Notícia incrível, mal posso esperar para acompanhar os animes produzidos por eles :)

    ReplyDelete
  3. Que notícia boa, é realmente prazeroso saber que dentro em breve o Estúdio D'ART Shtajio , publicará muitos outros conteúdos de origens negras.

    ReplyDelete
  4. Queria saber o nome do anime que eles estão fazendo.

    ReplyDelete