Por Victoria Hope
Artista foi convidado pela Epic Games, criadora do jogo, pra fazer as ilustrações do lançamento
Esse momento é muito nosso! A Fortnite anunciou a entrada de Mutano e quem fez a ilustração do personagem para a história foi o artista brasileiro PJ Kaiowá. Um teaser global anunciou a entrada do personagem da DC, junto com Ravena, que interagem em um curtinha para as redes sociais.
Profissional há 20 anos nas áreas de quadrinhos, storyboard, ilustração e direção de arte para empresas como Legendary Comics, Capcom, Warner, Dark Horses Comics e Devil 's Due Comics; PJ tem alguns trabalhos de destaque com quadrinhos como Pacific Rim: Tales from Year Zero, How to Pass Human, Evil Dead e Assassin's Creed Origins; além dos seus trabalhos autorais Eu sou Lume, Trato Sujo, Carnívora e Muito Prazer. Lia.
No último mês, teve seu thriller policial "Carnívora" lançado pela editora americana Behemoth Comics. A revista, que foi lançada em 2015 por financiamento coletivo, teve seu lançamento nos EUA juntamente ao vinil com músicas compostas pelo músico e produtor Jay Ray.
Trecho da história de Mutano / Divulgação |
O artista e quadrinista PJ Kaiowá, vem destacando o protagonismo brasileiro em seus quadrinhos. A ideia é descolonizar o consumo de entretenimento de massa, valorizando mais o que temos aqui. “Não há formas de simplesmente abandonar ou negar o que vem de fora."
"Esquecermos tudo que já consumimos e gostamos. Afinal, crescemos com Star Wars, Superman, Mickey e por aí vai. Eu digo é começarmos a pensar a partir daí. Como na música, por exemplo. Pra ilustrar: Nação Zumbi, Planet Hemp, Marcelo D2, Sabotage e o que despertou essa ideia em mim, o disco ROOTS do Sepultura. E mesmo agora com Girl From Rio da Anitta... É assimilar a cultura popular, o regionalismo e inseri-lo em um "tema" universal. Como Sepultura fez em Chaos AD e Roots e o Max Cavalera continua fazendo. Metal, que é universal, e inserir as violas caipiras e as cantigas e tambores dos povos originários ou Marcelo D2 e Sabotage, com o famoso rap com samba, criando harmonia entre esses elementos, construindo assim uma linguagem única”, diz PJ.
Seu Trabalho também estende-se ao audiovisual, na produção de storyboard e artes conceituais de cenários e figurinos. Conheça um pouco mais em @pjkaiowart
PJ Kaiowá e seus trabalhos originais / Divulgação |