Navigation Menu

Festival do Rio 2024 | Primeiro longa de Milena Times estreia na Première Brasil

 

Por Victoria Hope

Premiada diretora dos curtas Represa (2016) e Au Revoir (2013), a pernambucana Milena Times lança seu primeiro longa Ainda não é amanhã na Première Brasil do Festival do Rio, que acontece entre 03 e 13 de outubro. O filme será exibido na mostra competitiva de longas da seção Novos Rumos, e é produzido por Dora Amorim, Júlia Machado e Thaís Vidal. A produção é da Espreita Filmes, Ponte Produtoras e Ventana Filmes, com distribuição da Embaúba Filmes.

O longa acompanha a trajetória de amadurecimento de Janaína (Mayara Santos), uma garota negra de 18 anos que foi criada pela mãe (Clau Barros) e pela avó (Cláudia Conceição). Três gerações de mulheres que dividem afetos, ambições, embates e espaço em um pequeno apartamento da periferia do Recife. Janaína é bolsista em uma faculdade de Direito e se vê diante da oportunidade de ser a primeira pessoa da sua família a obter um diploma universitário. Quando descobre que está grávida, ela começa a colocar em perspectiva os seus planos, a trajetória da sua família e suas próprias escolhas.

Milena conta que o filme nasceu do desejo de falar sobre famílias formadas por mulheres, sobre as dinâmicas particulares que se estabelecem no convívio entre elas, investigando o que há de semelhanças e diferenças, de reproduções e transcendências. 

O tema da maternidade sempre esteve presente, mas havia também o desejo de abordá-lo não como algo mandatório na vida de uma mulher, e sim uma escolha. “Mulheres optam pela interrupção voluntária da gravidez em qualquer lugar do mundo, por inúmeras razões, independente de ser permitido. As restrições sociais e legais só contribuem para que seja uma prática insegura e desassistida, especialmente para a parcela de mulheres com menos instrução e poder aquisitivo. Boa parte dos efeitos individuais e sociais mais danosos são resultado da própria criminalização, do silêncio, da falta de informação.”

0 comments: