Por Victoria Hope
O ator e dublador James Earl Jones, conhecido pela imponente voz do vilão Darth Vader na saga Star Wars, morreu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos. A informação foi confirmada por representantes do ator ao Deadline. Segundo o site, Jones faleceu na própria casa, na manhã de hoje. Até a publicação desta matéria, a causa da morte não foi revelada.
Dono de uma voz grave e potente, o ator foi parte crucial da construção de Darth Vader como um os maiores personagens da cultura pop de todos os tempos, em trabalho referenciado até hoje. Em mais de 60 anos de carreira, o astro passou pelos palcos do teatro, cinema, TV e mais. A estreia na telona veio em grande estilo com Dr. Fantástico (1964), de Stanley Kubrick.
O astro deu a voz ao icônico vilão Darth Vader / Foto: Lucasfilm |
James Earl Jones, figura representativa na comunidade negra dentro da indústria cinematográfica, colecionou ainda papéis como o Mufasa, em O Rei Leão (1994), o rei Jaffe Joffer, em Um Príncipe em Nova York (1988), Campo dos Sonhos (1989), com Kevin Costner, e a comédia Click (2006), com Adam Sandler.
Ele era ainda um dos seletos nomes da cultura internacional a atingir a posição de EGOT, por conquistar um Emmy, Grammy, Oscar e Tony Award. O último papel do astro foi Um Príncipe em Nova York 2 (2021), onde retornou no papel do pai de Eddie Murphy. Descanse em paz, ícone.