Navigation Menu

[Review] Alita - Anjo de Combate


Por Victoria Hope


O que esperar de Alita - Anjo de Combate? Quando foi anunciada uma adaptação do mangá clássico de Yukito Kishiro, muitos fãs não sabiam exatamente o que estaria por fim, porém grande parte estava receosa com os resultados, tendo em vista que a maioria das adaptações americanas de obras japonesas, geralmente não fazem jus ao material original, porém, Alita foge totalmente desse conceito.

É preciso começar dizendo que Alita é um filme de esportes. Isso mesmo, a junção de esportes e ficção científica, assim como os mangás. A adaptação é muito fiel ao mangá original, ainda que possua elementos novos que claramente vieram das obras de James Cameron (Titantic e Avatar), porém, o filme entrega um material muito fiel à obra original.

No filme, o ano é 2563, num futuro cyber punk onde humanos e androides convivem no mesmo ambiente e grande parte dos humanos passa a substituir partes de seu corpos por peças eletrônicas, transformando-se em verdadeiras máquinas de batalha.

Nesse universo, conhecemos uma cidade chamada Iron City, a única cidade existente depois da Grande Guerra, conhecida como The Fall. Após essa batalha milenar, o mundo é dividido entre Iron City, composta por seres humanos de vários países diferentes, que se adapta à várias línguas e Zalem, uma cidade flutuante onde há comida em abundância, tecnologia extremamente avançada e androides e humanos vivendo em harmonia; um verdadeiro paraíso no céu.


Na Cidade de Ferro, a população vive por meio de vendas e trocas de mercadoria, o que abre caminho para um mercado obscuro, conhecido como o mercado de vendas de peças de corpos para a compra de peças robóticas.

Nesse meio tempo, conhecemos o Doutor Ido (Cristopher Waltz), que em uma de suas caçadas por partes robóticas em um lixão, encontra uma androide destroçada e em nem pensar, a carrega em seus braços para começar suas experiências. Vale lembrar que apesar do nome, Doutor Ido é um personagem alemão dos quadrinhos (acrescento por conta de questionamentos na sala de exibição).

Seguindo em frente, Ido, com ajuda de sua assistente, transforma a androide destruída, oferecendo um novo corpo robótico para ela e a batizando de Alita. Tanto no filme quanto no mangá. Alita possui o cérebro humano de adolescente, então é pura de coração e inocente; tudo que vê com seus grandes olhos é uma novidade e isso pode até parecer uma atuação ruim  por parte da protagonista, mas na verdade é uma recriação exata da personagem do mangá

Na trama, em suas andanças pela cidade, Alita conhece um jovem skatista e a partir daí se apaixona pelo garoto e pelo esporte Motorball, do qual o garoto é fã. Esse esporte que movimenta a cidade, onde jogadores tem que brigar até a morte em uma arena de patins, a fim de ganhar uma chance de viajar para Zalem, onde supostamente terão uma vida perfeita e sem preocupações.


O filme em geral peca por um lado, pois algumas atuações são dignas de revirar os olhos, porém a trama e as atuações começam a se desenvolver mais lá para o meio do filme. Todos os efeitos especiais são excelentes e segundo a 20 Century Fox, o filme levou anos para que todos as imagens fossem finalizadas e isso fica muito claro no longa, mas nem sempre efeitos especiais primorosos salvam um roteiro não muito bem explorado.

Um dos destaques do filme é o vencedor do Oscar, Mahershala Ali (Moonlight) que no filme interpreta dois personagens ao mesmo tempo, além de outras personalidades de Hollywood que aparecem de surpresa na trama.

É um filme mediano, porém, divertido em certos pontos. Fãs do mangá com certeza irão curtir, porém é preciso ter em mente que em alguns momentos, o roteiro do filme deixa muito a desejar, tornando cenas que poderiam ser épicas em algo super cansativo.

Alita: Anjo de Combate estreia no dia 14 de Fevereiro nos cinemas

Nota: 3/5

0 comments: