Por Victoria Hope
Em 'Spirit of Ecstasy,' Jemeanne tem 24 anos, mora em uma base militar com o pai, um policial, e o irmão e a irmã mais novos. Ela está determinada a ter sucesso no mundo das finanças. Não pela glória ou riqueza, mas porque isso a conduz no caminho da liberdade que ela tanta almeja.
A estreia mundial de Spirit of Ecstasy de Héléna Klotz no TIFF (Toronto International Film Festival) segue uma pessoa não binária ansiosa para deixar sua marca neste retrato de autodomínio e confiança no mercado financeiro. O longa marca a estreia da atriz Claire Pomme em seu primeiro papel e quão brilhante é essa personagem com a entrega da atriz no filme.
O filme já se inicia com uma cena impactante onde a personagem furta uma loja de luxo para ter um terno, afim de usá-lo em uma entrevista de emprego. Em um mundo dominado por homens, a protagonista terá que ganhar seu espaço nesse mercado.
Spirit of Ecstasy / Foto: Tiff 2023 |
No próprio título original francês, já mostra a que veio. Venus d'argent, em uma tradução livre, a Venus de Prata, é a melhor representação da personagem trajada em seu terno cinza em um universo onde se destaca, mas as verdadeiras intenções da protagonista estão escondidas e a cada minuto, começamos a entender o real motivo pelo qual ela quer estar naquele ambiente.
Mas ao longo da história, vemos que o filme apresenta muitas outras subtramas, como por exemplo o caso do 'ex namorado', o caso do roubo, a base militar onde o pai trabalha entre outros plot points, porém esses pontos são pouco são explorados. Mesmo assim, é um filme muito interessante e que tem uma reviravolta que muda tudo o que a audiência estava acompanhando desde o início.
O mais surpreendente é ver que a personagem aos poucos aparentemente consegue o que quer, mas será que tudo é bom demais para ser verdade? Spirit of Ecstasy fala justamente sobre isso. Aquele sentimento da juventude onde podemos tudo, mas ainda estamos descobrindo nosso verdadeiro lugar no mundo e eventualmente sonhos podem se realizar ou ser destruídos ao longo do percurso.
NOTA: 8.5/10