Navigation Menu

[Review] David Contra Os Bancos

 

Por Victoria Hope

Em Dave contra os Bancos, a trama segue história real de Dave Fishwick, um empresário idealista que decidiu lutar contra o sistema e abrir seu próprio banco para ajudar sua comunidade. Ao lado de seu advogado, ele se tornará um herói local.

Dave (Rory Kinnear) é um homem trabalhador vende vans em Burnley, Inglaterra. Embora tenha sido a cidade industrial mais produtiva do mundo, Burnley se torna uma das cidades negligenciadas do Reino Unido. Vale ressaltar que é incrível ver como o ator muda quando trabalha em comédia, já que entregou dois personagens assustadores contemporâneos como o político do sombrio episódio 'The National Anthem' de Black Mirror e depois como a criatura assustadora de 'Men' da A24.

Ainda na trama, nosso protagonista, após conquistar um bom dinheiro, decide começar a emprestar quantias com taxas reduzidas aos seus clientes e empresas locais em um momento de recessão econômica.

Rory Kinnear ao lado do Dave da vida real / Foto: BBC UK

Quando novas necessidades financeiras e de investimento surgem para seus clientes, ele tem a ideia de criar um banco local que utilize dinheiro local para fortalecer a região. No entanto, as autoridades de Londres não pretendem de conceder uma licença para isso, então ele conta com a ajuda de um advogado, uma médica e mais.

Dave Contra os Bancos é o típico filme feel good para quem curte uma boa risada, mas também está pronto para se emocionar com a história de um indivíduo que tenta ajudar aos outros de forma altruísta e nada egoísta. É o filme que vai fazer o público refletir sobre suas relações com os outros e também exercitar sua empatia ao próximo, apesar de que o longa em alguns momentos se arrasta demasiadamente.

Apesar da temática séria, relacionada à bancos, o filme traz soluções simples demais para problemas que nitidamente não são fáceis de ser resolvidos e sabemos que na vida real, toda a burocracia que Dave teve que passar por cima foi bem mais complicada, mas é entendível que a proposta do filme não seja apostar no drama e sim em transformar essa história em um conto do underdog altruísta que mudou a vida de muitas pessoas na Inglaterra. 

Nota: 8/10

0 comments: