Navigation Menu

[Coletiva] Luc Besson e Dane Dehaan vem ao Brasil para divulgar Valerian



Por Victoria Hope


Diretor fala sobre a realização do seu sonho de infância: Criar um filme de Valerian


Na última quinta-feira, dia 3 de agosto, o diretor Luc Besson e o ator Dane DeHaan estiveram em São Paulo para divulgar  o mais novo filme do diretor, “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas".  Desde o início, antes mesmo da coletiva, era possível notar o quanto o diretor estava apaixonado por seu novo projeto.

Para ele,que cresceu uma criança geek apaixonada por quadrinhos na França, Valerian, que foi um quadrinho muito popular na Europa que recebia o nome de Valérian and Laureline, foi  um sonho realizado, pois ele pode ser o responsável por trazer os personagens que tanto amava nas HQs para a vida real

Luc Besson iniciou a coletiva dizendo que concretizar esse filme após tantos anos de pesquisa e espera foi como um verdadeiro sonho. Ele aguardou pacientemente para que a tecnologia digital evoluísse, a fim de criar alguns dos principais efeitos especiais de Valerian. É claro que o CGI e a tecnologia 4D acrescentou ainda mais a experiência, um dos principais fatores que contribuíram para os belíssimos visuais do longa.

Podemos levar uma frase dita pelo diretor no começo da coletiva para toda a vida. Em uma clara crítica à produção cinematográfica de super heróis americanos, Luc  Besson disse sem nenhum medo:

"Muito junk food, pouca cozinha francesa."  


Luc Besson e Dane Dehaan durante a coletiva

Em um momento de descontração, Luc até brincou com uma jornalista que havia perguntado sobre a personagem Laguna, de O Quinto Elemento, dizendo que as Pearls e a Plava não tem nada a ver porque estão há séculos luz de distância no espaço, mas que elas realmente tem algo em comum: O mesmo diretor!

Dane Dehaan disse que atuar ao lado de Cara Delevigne e Rihanna foi como um sonho realizado para ele. Ele contou um pouco sobre todo o treinamento que precisou fazer para as sequências de ação em Valerian e também confessou que uma de suas partes favoritas do filme foi definitivamente a relação entre Laureline e Valerian.

Nós da Amélie perguntamos ao Luc e ao Dane sobre as personagens Pearls, uma sociedade alienígena não só mais evoluída que os humanos e as outras classes aliens, mas também dona de uma comunidade empática. Novamente filmes desse ano como Valerian e Planeta dos Macacos, demonstram como ter empatia e ajudar ao próximo nos torna mais evoluídos.

Amélie Magazine: Luc e Dane, para cada um de vocês, o que podemos aprender com os Pearls de Valerian? Qual lição valiosa eles nos ensinam? 

Luc Besson: "Podemos aprender muitas coisas! Os Pearls são perfeitos. Simplesmente perfeitos. Eles vivem em um planeta pacífico, onde a Guerra nunca esteve presente. Eles viviam em completa harmonia com o meio ambiente e com sua sociedade. Nós (humanos) deveríamos ser como os Pearls, mas infelizmente não somos e estamos longe de nos tornarmos assim, o que é uma pena. Você vê tudo o que está acontecendo no mundo, Guerra, questões políticas de pessoas que querem oprimir e reprimir a população, a busca por vingança ao invés de conhecimento. Você percebe no filme, que mesmo quando as Pearls perderam tudo, seu planeta, membros importantes da família, nenhum deles queria vingança. Tudo o que eles queriam era ter seu lar de volta e essa é uma lição pra vida. 

Dane Dehaan: "Bem, Luc nos deu uma aula sobre isso agora, mas para mim é exatamente isso. A empatia e bondade daquela comunidade que é perfeita. No Filme, tanto Valerian quanto Laureline são humanos empáticos, que aprendem ainda mais com as Pearls. Eles aprendem a ser melhores versões de si mesmos e deixar de lado o ego para salvar aquele planeta que eles mal conheciam e esse é um gesto lindo.

Outro momento hilário foi quando o diretor afirmou que não sabia que Rihanna era uma cantora. Acreditem se quiser, ele disse que alguém da produção a indicou, ela fez o texto, ele amou a performance dela como a hilária alienígena Bubbles e logo a chamou para o papel. Dane completou, dizendo que trabalhar com a cantora no set foi uma experiência incrível porque ela é excelente em tudo o que faz e tem um ótimo humor.

Ainda para Dane, essa foi uma experiência completamente nova, pois até então, o ator era conhecido apenas por participar apenas de filmes indie, como o premiado Kill Your Darlings, onde teve a oportunidade de atuar ao lado de Daniel Radcliffe (Harry Potter).  Ele também havia intepretado Harry Osborn em Amazing Spiderman 2, ao lado de Andrew Garfield. Valerian foi seu primeiro papel de protagonista em um grande blockbuster e o ator disse que não poderia estar mais orgulhoso.
Luc Besson e Dane Dehaan durante o Red Carpet no JK Iguatemi
Ainda falando sobre a produção, Dane comentou sobre o uso da tela azul e como isso o fez voltar a ser criança, pois ele tinha que vestir seus trajes especiais e fingir que estava brincando e atuando com os alienígenas. Ele disse que essa parte de usar a imaginação foi uma ótima ideia e disse que foi uma honra trabalhar nessa área com um diretor consagrado como Luc Besson.

Mais tarde, tanto o ator quanto o diretor participaram do Red Carpet exclusivo no Shopping JK Iguatemi e logo depois fizeram uma visita surpresa para os fãs da noite, que ganharam a oportunidade de assistir Valerian em primeira mão em uma sessão especial.

Réplica da nave de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, no Cinemark  do JK
Dane Dehaan aproveitou a coletiva para tirar selfies com todos os jornalistas presentes e com fãs sortudos
Para quem amou o trabalho de Luc Besson em 'O Quinto Elemento' e curte ficção científica, gráficos visuais incríveis e romance, Valerian e a Cidade dos Mil Planetas é uma ótima escolha e já está em cartaz em todos os cinemas do Brasil!

0 comments: