Por Victoria Hope
Uma das grandes surpresas do ano, o aguardado Knives Out (Entre Facas e Segredos) é um grande ode aos clássicos de Agatha Christie com toques do jogo Clue, conhecido como Detetive aqui no Brasil.
A autora dos livros best seller de investigação certamente estaria orgulhosa desse filme que conta com uma investigação e as soluções inteligentes por trás da trama do filme. Quando um patriarca milionário aparece morto logo após seu aniversário, dois detetives passam a investigar a causa da morte.
Pai de cinco filhos, Harlan Thrombey é dado como morto por suicídio após seu aniversário, mas seria essa a verdade? É a partir desse ponto que o mistério começa na trama. Será que um bem sucedido e poderoso patriarca tiraria a própria vida? E por qual motivo ele faria isso?
Interpretado de forma genial e hilária por Daniel Craig, o detetive Benoit Blanc passa a investigar o caso com seus dois colegas detetives que não creem muito em seus métodos. Começa aqui uma série de investigações para descobrir se a morte de Harlan não é na verdade um assassinato.
Todos os membros da família, incluindo a babá latina, se tornam grandes suspeitos e ao longo do filme Benoit interroga cada um deles tentando encontrar pistas para a solução desse grande mistério, que ele já desconfia ter solucionado antes mesmo de achar a resposta.
Com atuações incríveis de Jamie Lee Curtis, Toni Colette e Chris Evans, o filme toca em diversas feridas que assolam a América e o mundo hoje, com direito à alfinetadas contra o presidente norte americano, como também faz uma crítica forte contra a indústria armamemntista.
Esse é um dos filmes que precisa ser assistido, pois são tantas mensagens importantes para os momentos que estamos passando, que chega a ser impossível não identificar problemas universais que assolam a sociedade.
A crítica social do filme foi uma das grandes reviravoltas, mas nada vai superar a solução desse crime, com uma revolução de cair o queixo. O filme vem sendo aclamado desde os festivais internacionais de cinema em Veneza e no Canadá e é um dos fortes candidatos ao Oscar e Globo de Ouro do ano que vem.
NOTA: 9.0/ 10