Navigation Menu

SPFW N51 | Confira os destaques da 1ª edição 100% virtual do evento

 

Por Victoria Hope

E vamos para mais um evento virtual. Entre os dias 23 a 27 de junho aconteceu, de forma 100% digital, a 51ª edição da São Paulo Fashion Week, que completou 25 anos. Foram 43 marcas nacionais a se apresentar esse ano, com 10 estreias, entre elas as marcas: Carol Bassi, Meninos Rei e Neith Neyr, marca por Francisco Terra, estilista brasileiro radicado na França, que teve seu desfile transmitido de forma simultânea no Brasil e em Paris.

Essa edição contou também com o Festival SPFW+ Regeneração que tem como objetivo impulsionar a partir de mentorias até 50 projetos/núcleos criativos em todo país, sendo 20% do bioma amazônico e 10% da capital paulista, que ao fim poderão ser selecionados para uma participação no SPFW N52.

O mais incrível é que esse ano, foi que dessa vez todos receberam a oportunidade de acompanhar o evento ao vivo no site oficial da SPFW, que transmitiu pela primeira vez, desfiles ao vivo no próprio portal. Esse evento também foi projetado na parede lateral da rua Caio Prado e Consolação, no centro de São Paulo.

CONFIRA OS HIGHLIGHTS

Ateliê Mão de Mãe

Sankofa: Mão de Mãe / Divulgação (Rodrigo Bueno @buenorodrigo)

Recém chegada no SPFW N51, o Ateliê Mão de Mãe representa a diversidade, a cultura baiana e um trabalho incrível com peças feitas de crochê que evocam o imaginário familiar. A beleza da coleção foi feita pela maquiadora Vale Saig, que apostou em algo mais fresh e natural, com preferência pelos tons terrosos na paleta de cores.

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga / Divulgação 

Política, forte e destemida, essas são as palavras que definem a coleção de Ronaldo Fraga, desfilada pela belíssima musa indígena Suyane Moreira, que atualmente é a inspiração para a Mulher Maravilha da DC. Com tom poético, Ronaldo celebrou o nordeste e as pessoas que fazem o Brasil girar, trazendo muitas cores, laços de fita, chapéus do cangaço e tudo que remete as raízes nordestinas. 

Sankofa: Meninos Rei

Meninos Rei / Divulgação (Bruno Gomes @brunogomesph)

O resgate da auto estima do povo preto, a celebração de religiões de matriz africana e estampas que remetem à África foram os temas principais do desfile emocionante da Meninos Rei. Com abertura dedicada ao orixá que abre caminhos, Exu, a marca trouxe estampas coloridas recheadas estampas africanas originárias da Guiné-Bissau e alfaiataria com modelagens fluídas que fogem do convencional.

Neith Nyer 

Neith Nyer / Divulgação 

Diretamente de Paris, com transmissão ao vivo, a marca Neith Nyer do brasileiro Francisco Terra, teve seu desfile de estreia na SPFW, trazendo a proposta de upcycling unida a tecidos wet looking como vinil, trazendo referências cringe à pérolas da indústria nacional, desde a novela Vamp aos filmes da Xuxa, tudo com uma pegada mais sexy que é DNA da marca.  

Triya

Triya / Divulgação 

Com uma homenagem ao ícone da arte,  Frida Khalo, a coleção da Triya, apresentou  uma moda praia com cores vibrantes, sobrancelhas volumosas e pele bem natural. As tranças, com fita tibetana evocavam a imagem da artista plástica e são uma das grandes apostas que prometem retornar para o verão de 2022. 

Modem

Modem / Divulgação

O color blocking retorna com força total na coleção da Modem para essa temporada. Enquanto a cor domina os looks, as saias estão mais curtas e a alfaiataria ganha formas mais fluídas e não convencionais, que ajudam a quebrar a rigidez da moda mais clássica e trazem um ar mais fresh. 

Renata Buzzo

Renata Buzzo /Divulgação (Haryan Buzzo)

A coleção de Renata Buzzo teve inspiração em um poema autoral, chamado "Júpiter e Saturno", escrito no dia da conjunção astronômica desses dois planetas, em dezembro de 2020.

O fenômeno raro só acontecerá novamente em 2080 pois as órbitas dos astros acontecem em tempos distintos. Assim, como eles, os dois personagens do poema vivem se desencontrando. Os tons terrosos e quentes unidos a peças fluídas formam uma coleção sóbria, que lembra muito um abraço. 

Samuel Cirnansck

Samuel Cirnansck / Divulgação (4GP)

Com muita elegância, Samuel Cirnansck, especializado em moda festa, apresentou um fashion film como se nos convidasse ao backstage de um editorial de moda, trazendo peças com modelagem desconstruída, tecidos repletos de fluidez, silhuetas enxutas e transparências unidas ao brilho. 

0 comments: