Navigation Menu

[Review] Maria e João: O Conto das Bruxas



Por Victoria Hope


Quem é apaixonado por contos de fadas, sempre imaginou uma adaptação sombria do principal conto dos Irmãos Grimm e Maria e João chega esse ano justamente para atender aos pedidos de quem é fascinado pela história.

Fazendo jus ao título, Maria e João: O Conto das Bruxas conta a história de dois irmãos que são expulsos de casa por sua própria mãe e partem em meio a floresta para encontrar algum lugar seguro onde possam se abrigar.  

Logo no início, o tom do filme já mostra que o foco central da história é na personagem Maria e na temática das bruxas, sempre associada ao empoderamento feminino.  A todo momento sentimos um frio na espinha, onde temos a impressão de que o perigo está sempre a espreita.


Gretel & Hansel / Imagem Filmes

A relação entre os dois irmãos é excelente e mostra muito do que era a relação entre irmãs e irmãos daquele século, onde a mulher, mesmo que mais nova, tinha de desempenhar não apenas o papel de irmã, mas também de mãe do caçula.

O elenco faz um ótimo trabalho, apesar de que alguns diálogos parecem longos demais, se arrastando ao longo da trama que já é suficientemente lenta e o aspecto escuro do filme também acaba contribuindo para que a história demore muito para se desenvolver.

Falando sobre o mito dentro de Maria e João, manter o foco na história das bruxas e em suas tradições foi um twist muito interessante para o conto, que antigamente tinha a função de ensinar as crianças a obedecer seus pais, enquanto na nova versão, a mensagem que fica é a de que as crianças devem confiar nos próprios instintos e que nem sempre o lar é um lugar amoroso.


A bruxa anfitriã / Imagem Filmes

A fotografia apesar de escura é impécável e traz uma sensação de realismo enorme para as cenas, já que o tempo todo os espectadores sentem a mesma ansiedade dos protagonistas, mas talvez a faixa etária do filme, de PG-13 seja um dos maiores vilões nessa história. 

Muito poderia ter sido aproveitado, porém vale ressaltar que a trama da bruxaria foi muito bem abordada e uma forma de trazer aspectos mais contemporâneos para dentro da história. 

Como uma adaptação, Maria e João consegue trazer originalidade ao conto dos irmãos Grimm, porém a forma que a história se desenvolve é um pouco maçante, com tramas e subtramas nem sempre resolvidas, o que faz que o longa perca o fôlego, mas o recupere logo perto dos últimos minutos da trama.

Maria e João estreia no dia 20 de Fevereiro nos cinemas 

Nota: 7.5/10

0 comments: