Navigation Menu

Sesc Belenzinho recebe experiência de RPG ao vivo além de curso sobre jogos de tabuleiro


Por Victoria Hope

Se você curte o universo do RPG (Role Playing Game) vai adorar essa notícia. Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2020, o Sesc Belenzinho promove a atividade LARP: Histórias Extraordinárias, com o grupo Confraria das Ideias. Atividade gratuita acontece sábado e domingo às 14h na Sala de Espetáculos II da unidade.

Histórias Extraordinárias é um LARP de terror psicológico e suspense baseado na obra homônima de Edgar Allan Poe (1809-1849), que reúne contos lançados pelo autor entre 1833 e 1845 como O Gato Preto e A Carta Roubada, e elementos das histórias de H.P. Lovecraft a fim de explorar características marcantes nas obras desses autores, como o medo do desconhecido, o limite entre a realidade e o fantástico e a insanidade.

O público é convidado a se caracterizar e viver personagens com perfis preestabelecidos pelo grupo Confraria das Ideias, tendo que tomar decisões baseadas na personalidade e particularidades da figura interpretada. A imaginação e imersão no jogo ditam o tom da narrativa que está sujeita a desfechos inesperados.

Dungeons & Dragons

Ambientada no século XIX, esse LARP acontece em um baile de máscaras da alta sociedade europeia das últimas décadas do século. Nem mesmo em uma ocasião de comemoração e diversão entre os convidados pode evitar o ambiente de penumbra, repleto de mórbidas curiosidades e segredos sombrios.

Conhecido principalmente pelos jogos de mesa como Dungeons & Dragons da década de 1970, o RPG (Role Playing Game) é uma prática no qual jogadores, sob diversas regras, constroem uma narrativa colaborativa ao assumir o papel de personagens.

Já o LARP, ou Live Action Role Playing Game (jogo de interpretação ao vivo, em tradução livre), é a prática de interpretar esses personagens na vida real, em um ambiente adaptado em que os jogadores portam acessórios e roupas customizadas que remetem aos elementos da história a ser seguida.



Confraria das Ideias é um grupo que utiliza o LARP como instrumento para desenvolver o senso-crítico, promover cultura, inclusão social, despertar o interesse pela leitura, aperfeiçoar a prática do LARP, entre outros. Foi fundada em 1999 e formalizada como ONG em 2007 tendo, ao dos anos, organizado diversos eventos culturais relacionados à prática do LARP.

OUTRAS OPÇÕES DE RPG NA PROGRAMAÇÃO DO SESC BELENZINHO

Para aqueles que buscam conhecer o universo do RPG, há ainda na programação duas outras atividades: o curso RPG e Literatura e a vivência Jogos de Tabuleiro.

O curso RPG e Literatura, ministrado por Victor Rodrigues, parte de uma breve descrição geral do mundo onde a história acontece e, junto a exercícios de escrita, os participantes desenvolvem os esboços das personagens a serem interpretados. Victor, o narrador, busca uma aproximação dessas personalidades, sugerindo pontos em comum a partir do prólogo dado, para desenhar o roteiro da crônica.

As sessões de jogo são acompanhadas de intervenções para a produção de textos que auxiliem na compreensão das personagens por parte do grupo, dando solidez às relações. Além disso, o narrador conta com convidados que possam enriquecer o enredo, a partir da identificação com a história desenvolvida. Curso é gratuito e acontece de 15 de fevereiro a 25 de abril de 2020.


The Adventure Zone / Oh Brother 
Victor Rodrigues é poeta, educador e artista de spoken word. Publicou a série de livretos Praga de Poeta, Sinceros Insultos e Aprender Menino. Conduz oficinas de escrita criativa desde 2011 em escolas, centros culturais, bibliotecas e espaços autônomos. Além de ministrar palestras e workshops, propõe rodas de conversa a partir da poesia e trabalha na formação lúdica e literária de professores.

Já a vivência Jogos de Tabuleiro, com o coletivo RPG & Cultura, permite que o público seja introduzido a diferentes jogos de tabuleiro e instigado a participar de partidas. Além dos jogos de tabuleiros, ainda há aqueles de cartas e partidas de RPG.

RPG & Cultura é um projeto criado por jovens da Zona Sul de São Paulo, com o objetivo principal de promover os Role Playing Games - em especial os RPGs de Mesa - e a Cultura Geek no geral. Esta promoção pode se dar através de diversas ações, como Vivências de RPG e afins, Oficinas de Capacitação, Palestras, Eventos e Encontros.

Calendário de atividades:

LARP: HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS
Dias 15 e 16 de fevereiro de 2020. Sábado e domingo, às 14h
Local: Sala de Espetáculos II (30 lugares)
Grátis, mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência
Recomendação etária: livre

RPG E LITERATURA
Com Victor Rodrigues
De 15 de fevereiro a 25 de abril de 2020. Sábados, às 14h30
Local: Sala de Oficinas III (vagas limitadas)
Grátis, mediante inscrições presenciais no Espaço de Tecnologias e Artes (1º pavimento)
Recomendação etária: 12 anos

JOGOS DE TABULEIRO
Até 16 de fevereiro de 2020. Sexta a domingo, às 14h
Local: Hall das Oficinas. Grátis.
Recomendação etária: livre

0 comments: