Navigation Menu

Morre cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos



Por Victoria Hope

Um dia muito triste para quem ama cinema nacional e clássicos do horror. Morreu nesta quarta-feira (19), em São Paulo, o cineasta José Mojica Marins, ao 83 anos, em São Paulo. 

Conhecido como Zé do Caixão, ele estava internado no hospital Sancta Maggiore devido a uma broncopneumonia. A morte foi confirmada pela filha, Liz Marins.

Mojica é considerado um dos mestres do terror mundial, mas você sabia que originalmente sua obra foi desprezada pela crítica brasileira? O apelido de Zé do Caixão veio do seu personagem mais famoso.

Surgido em um pesadelo do próprio cineasta, era um agente funerário sádico que aterrorizava uma pequena cidade, desejando ser pai de uma criança perfeita. Para tal feito, ele precisava encontrar uma mulher tão perfeita quanto e estava disposto a matar quem cruzasse o seu caminho à procura da parceira certa.

BIOGRAFIA


 "Zé do Caixão" (Foto: Divulgação / Darkside)
José Mojica Marins nasceu coincidentemente numa sexta-feira 13, em março de 1936. Cineasta, ator, roteirista, editor, o paulista aprendeu a fazer cinema sozinho, sem estudo ou apoio de uma equipe completa.

Marins criou uma identidade própria em termos de narrativa e estilo de filmagem nunca visto antes e por fim, acabou se tornando referência não apenas para o cinema 'indie' brasileiro, como também para o cinema internacional.

Por mais de 50 anos, o diretor foi um ícone do horror nacional, lançando títulos como o icônico "À Meia-Noite Levarei Sua Alma", onde nasce o personagem Zé do Caixão (Coffin Joe, como foi batizado no mercado norte americano).

Não é exagero dizer que sem José, não haveria 'Bacurau', 'Morto Não Fala' e muitas outras obras nacionais que ousaram sair da caixinha convencional tão adorada no Brasil.

Além do horror, Mojica Marins dedicou sua vida inteira à sétima arte, seja atuando nos clássicos filmes de porno chanchada, atuando como grande crítico de cinema ou dirigindo longas de horror, sendo por toda sua vida, um grande apaixonado por cinema. Seu legado ficará pra sempre na história.

0 comments: