Navigation Menu

[Review] A Fera

 

Por Victoria Hope

Em A Fera, filme de Walerian Borowczyk que estreia nessa quinta nos cinemas, um pai precisa lutar para sobreviver e salvar suas filhas após se perder por uma floresta durante um safári na África. Ao longo dos anos, já vimos diversas obras onde o homem é a caça e os animais, os caçadores, mas esse longa subverte a temática, ainda que a trama de homem x natureza seja um dos principais focos da história.

No filme, o Dr. Nate Daniels (Idris Elba) é um médico que perdeu sua esposa recentemente e que de fato, por estar sempre mergulhado no trabalho e na realidade do hospital, nunca conseguiu se conectar muito bem com as filhas, Norah (Leah Jeffries) e Meredith (Iyana Halley). A fim de viver o luto e recuperar o tempo perdido antes que as garotas, Nate decide fazer uma viagem para a pequena cidade da África onde sua esposa nasceu.

O que era apenas para ser uma diversão em família longe do caos da cidade, acaba se tornando um verdadeiro pesadelo quando, ao passearem pelos vilarejos do local, descobrem que alguma criatura está matando todos os habitantes da cidade. Cabe então ao ambientalista e melhor amigo de Nate, Martin (Sharlto Copley) e seus amigos, desvendarem o que está acontecendo por lá. 


A Fera / Foto: Universal Pictures

O que era pra ser um filme de ação, acaba se tornando um filme familiar onde o pai tenta recriar laços com suas filhas antes que seja tarde demais. Inicialmente há o medo de que A Fera venha em pleno 2022 reforçar a ideia de que animais em seu próprio habitat são 'monstros', mas felizmente, o filme passa longe disso, já que o assustador leão que tem atacado todos, é simplesmente uma vítima dos caçadores.

A Fera faz um ótimo trabalho em não vilanizar a criatura, mas sim os caçadores sem escrúpulos que caçam e matam por esporte e lucro. Mesmo com o leão parecendo exageradamente imortal em alguns momentos, sendo o principal algoz da família de Nate, o filme reforça o tempo todo que os leões estão se vingando, já que sua família de leões foi atacada pelos mesmos caçadores que atacaram a família de Nate.

Ao final, é a lei da selva que vence e mesmo com sequências de ação ótimas que  fazem o público querer ficar grudado na cadeira o filme, o longa apresenta algumas inconsistências já que a história não se sustenta por si só, mas no geral um bom filme de aventura e sobrevivência, principalmente por conta da atuação de Idris ao lado de Leah e Iyana. 

NOTA: 8 /10

0 comments: