Navigation Menu

[Cobertura] POC CON 2019



Por Victoria Hope

Nesse final de semana aconteceu a 1ª edição da POC CON, o primeiro evento de quadrinhos voltado ao público LGBTQ+ em São Paulo. O bairro da Vila Mariana ganhou muitas cores durante o evento que recebeu cerca de 73 artistas nacionais, que tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos para mais de 20 mil pessoas que visitaram a feira no sábado.

Desde quadrinhos originais a fanarts, havia opções de arte para todos os gostos e bolsos, com muita diversidade e talento de sobra. Iniciativas como a POC CON trazem um novo fôlego ao mercado nacional de quadrinhos e ilustração e demonstram a importância de trazer títulos cada vez mais diversos para dentro do mercado geek.

Ao longo do dia, os visitantes tiveram a oportunidade de adquirir artes, adesivos e  participar de bate-papos e palestras com convidados de peso como o desenhista Picolo, da DC Comics e a quadrinista ícone Laerte, além de conferir o primeiro concurso de cosplay lip sync em um evento nerd.

Segundo a organização, um dos principais pontos do evento é inclusão de um evento geek voltado ao público LGBTQ+ no calendário anual de abertura que antecede a Parada LGBT e a receptividade da feira não poderia ter sido mais incrível, pois o público excedeu as expectativas e demonstrou estar disposto a investir no evento para que em suas próximas edições, a POC CON seja ainda maior.


O evento gratuito começou cedo para fãs que estavam prontos para conhecer todos os expositores e isso apenas uma amostra da importância e peso de um evento tão diverso. As filas de espera para entrar na POC CON levavam de 2 a 3 horas, mas nem por isso os visitantes desanimaram, pois o processo foi muito bem organizado para comportar todos que queriam passar pelos corredores.


Para visitantes do evento, a organização separou diversos kits temáticos, incluindo sacolas personalizadas com o logo do evento, onde os consumidores podiam guardar todas as artes que compraram nos corredores da feira e de quebra, levar um pequeno souvenir da POC CON


No total, foram 345 artistas LGBT+ de todo o país inscritos para o evento, mas ao final, a organização teve a árdua tarefa de selecionar apenas 73 dos nomes por conta do espaço limitado. Essa é uma das grandes provas de que o Brasil possui muita diversidade no mercado de quadrinhos, mas o que faltava era a diversidade e agora com eventos como a POC CON, essa realidade está começando a mudar.


Conversamos com a equipe do grupo Indie Visivel, um grupo de quatro roteiristas e desenhistas de diversas regiões do Brasil, que se uniram para publicar quadrinhos autorais. Por meio de projetos do Catarse, o grupo lança de forma independente diversos quadrinhos com temáticas que vão do LGBT ao Dungeons & Dragons.


A equipe Indie Visivel é a única editora brasileira responsável pelos quadrinhos oficiais da campanha americana do RPG 'Pugmire' e além desse projeto, o grupo oferece também diversas obras nacionais originais, incluindo os quadrinhos da Leona Pop, Lobo Mau e o Gato & Sua Lua 


Além da grande variedade de quadrinhos LGBT, encontramos muita representatividade negra no evento, o que foi uma surpresa ainda maior. Vale lembrar que durante os bate-papos da semana POC CON, o evento também foi palco para bate papo sobre representatividade negra nos quadrinhos e na mídia.


Outro projeto incrível que encontramos no evento, foi a divulgação da equipe do Projeto Tormenta 20, voltado a obras e antologias do universo de Dungeons & Dragons. Com um projeto de financiamento coletivo, a equipe é responsável pela tradução e adaptação de todas as obras de RPG, além de também promover podcast com campanha pela plataforma twitch. Para saber como apoiar esse projeto, basta acessar www.tormenta20.com.br


Fãs de moda alternativa também ganharam espaço no evento, com um estande de vendas de acessórios e colecionáveis geeks feitos de pelúcia pela equipe do Ponto Pipoca. Além de fazerem todos os produtos a mão, a equipe também trabalha com figurinos de musicais nacionais.


Eram tantos prints lindos pelos corredores que a tarefa de escolher era praticamente impossível. A dupla Vitor & Dino apostou em fanarts fofíssimos além de postais com personagens originais de seus quadrinhos.


Nos apaixonamos completamente por essa coleção de paper dolls de Vic Matos. Além das bonequinhas colecionáveis, o artista também trouxe prints e pins de metal inspirados em Rupaul's Drag Race e Pabllo Vittar.


O artista Kyreryk trouxe prints e seu quadrinho original Káros, que conta a história de uma mulher que se perde no meio de uma floresta e acaba em um mundo completamente novo, encontrando criaturas misteriosas enquanto luta para achar o caminho de volta para casa.


Que tal uma pausa para o lanche? A POC CON trouxe três opções de alimentação para os visitantes, incluindo um espaço dedicado a doces e sobremesas, com direito a macarons e cupcakes super coloridos além de café quentinho.


A dupla Vagalumie apostou em adesivos fofíssimos inspirados em animações como Hora de Aventura e Steven Universe, além de tirinhas de comédia original, como a hilária série "Engraçada, mas nem tanto".


O grande destaque do evento ficou por conta do concurso de cosplay lip sync, uma iniciativa totalmente inédita, onde cosplayers puderam dublar suas músicas favoritas ao melhor estilo RuPaul, enquanto vestiam os cosplays de seus personagens favoritos. A receptividade do público foi tão grande, que o concurso foi dividido em três baterias diferentes com 5 a 6 competidores por hora.


A cosplayer Lizzie Lestrange levou o público à loucura com sua performance que teve direito até a troca de figurino, contando a história completa do personagem Naruto ao som de "When I Grow Up' das Pussycat Dolls.


A cosplayer de Miss Joke arrasou cantando Bad Romance da Lady Gaga para os jurados, fazendo uma brincadeira em referência ao seu amor não correspondido pelo personagem Aizawa de Boku No Hero Academia.


Maggi Padfoot performou com cosplay de Klaus Hargraves ao som de "Don't Stop Me Now" do Queen. A família de Umbrella Academy com certeza estaria bem orgulhosa. 


A grande vencedora da primeira bateria do concurso foi Chun Li, que performou um medley de músicas icônicas LGBT, desde K.O da Pabllo Vittar a 'Sissy That Walk' de RuPaul's Drag Race.


E o querido herdeiro Baratheon que performou ao som de "So Emotional" da icônica Whitney Houston, com direito a homenagem à drag Sasha Velour? 


Todos os candidatos da primeira bateria estavam de parabéns porque a POC CON foi abaixo com tantos gritos dos visitantes. Fica a dica para que mais eventos invistam em uma iniciativa tão divertida e inusitada quanto essa, afinal, é disso que o universo do cosplay precisa: Inovação.


Finalizamos o evento com muitos produtinhos incríveis, incluindo esse print inusitado de Good Omens da artista Germana Viana Comics. O evento foi mais do que incrível e torcemos para que venham muitas edições nos próximos anos.

Para saber mais sobre como apoiar a equipe da POC CON, não deixe de seguir o evento no Facebook e no Instagram oficial, além de visitar o site para mais novidades. Nos vemos na próxima edição :) 

0 comments: