Navigation Menu

Dia Mundial da Visibilidade Trans | Conheça 8 séries e filmes que amamos




Por Victoria Hope


Hoje, dia 31 de Março, é Dia Mundial da Visibilidade Trans, pensando nisso, vamos celebrar os principais personagens trans representados por atrizes e atores trans no mundo do entretenimento, principalmente em filmes e séries.

Representatividade na mídia importa sim e é algo que pode salvar muitas vidas. É impossível ignorar o impacto que se ver representado, principalmente quando falamos em minorias demográficas que mal aparecem em produções da mídia.  

Que a indústria televisiva e cinematográfica aprenda a lição e permita que mais pessoas trans contem suas histórias e vamos além, que elas possam representar suas próprias verdades, mas o mais importante, que sejam respeitadas e tenham condições dignas para trabalhar, se divertir e o mais essencial de tudo, que possam ir e vir às ruas sem medo. 

Vale ressaltar que produções que contam com elencos diversos não apenas expõe a importância de se respeitar as diferenças, como também promove empatia. Afinal, é muito simples para a sociedade em geral demonizar todo um grupo quando não os veem representados ou que quando os veem na tela, sempre notam um teor  negativo relacionado à aquele grupo. 

Top 10 séries e filmes com representatividade trans


#1 Pose (Canal FX) 


É claro que começo essa lista com Pose, série original do FX dirigida por Ryan Murphy, conhecido por sucessos como American Horror Story, Glee e Scream Queens. Pose é a primeira série na história da televisão a trazer uma série com a maior parte do elenco representada por mulheres trans negras da vida real. Na trama, acompanhamos a cena voguing noturna dos Estados Unidos e as dores da comunidade trans na sociedade.


#2 Orange is The New Black (Fox)





.










Orange is The New Black marcou história de várias formas, sendo a primeira série a mostrar o dia a dia em uma cadeia feminina, a também promover representatividade LGBT feminina dentro desse conceito de prisão, além de contar com a primeira atriz abertamente trans a participar do grande elenco de uma série mainstream. Laverne Cox, inclusive, foi a primeira mulher trans na história a receber uma indicação de Melhor Atriz Coadjuvante pela série no Emmy Awards.

#3 Climax (Filme)















Lançado em 2018 pelo diretor Gaspar Noé, Climax é um filme pesado francês que mostra as loucuras que acontecem na cena voguing noturna, com 60% do elenco composto por atrizes trans e não binaries, inclusive. Num dia como outro qualquer, um grupo de dança comemora o fim de seus ensaios com uma festinha, mas tudo dá errado quando as pessoas percebem que a bebida da festa foi batizada. A partir daí o filme se torna um completo devaneio, com brigas, ofensas e tudo o que se imagina. Não é um filme para todos os estômagos e pode ser claustrofóbico.

#5 Paris is Burning (Netflix) 
















Um documentário clássico com a temática voguing extremamente importante na história LGBT, Paris is Burning conta a história do nascimento da cena vogue em Paris, onde mulheres e homens trans além de drag queens ferviam na noite e se divertiam para fugir da realidade dura em uma época que infelizmente, assim como hoje, a transfobia comandava as ruas.

#6 Greys Anatomy















Greys Anatomy é uma das produções mais veteranas da televisão e apesar de já ter abordado a temática diversas vezes, mesmo que de forma bem superficial e rasa nos últimos 20 anos, em sua 14ª temporada a série ganhou uma nova adição: Um personagem trans para entrar no elenco da série. Casey Parker é o novo estagiário da clínica e revela ser um homem trans na trama. O mais legal é que o personagem não é reduzido apenas à sua identidade, pois ele é um personagem bem complexo e que tem como foco ajudar a salvar vidas ao lado da Doutora Grey.


#7 O Mundo Sombrio de Sabrina (Netflix) 















É sempre bom ver quando séries adolescentes trazem representatividade e O Mundo Sombrio de Sabrina da Netflix não foi diferente. Além de apresentar personagens LGBT, incluindo pansexuais, como o primo de Sabrina, a série foi a primeira na história a trazer um ator não binárie para representar um personagem trans na trama. Lachlan Watson é o ator não binárie da vida real que interpreta Theo, um garoto que ainda está descobrindo sua identidade trans na série e segundo o próprio ator, ele queria ter visto uma representatividade assim na adolescência, porque muitos jovens trans e não bináries passaram pela mesma situação que o personagem.


#8  Shameless ( HBO)















Shameless continua sendo uma das séries mais incríveis com representatividade LGBT em geral desde seu lançamento na HBO. Além de contar com dois homens gays como protagonistas, a série foi a pioneira a trazer um homem trans para uma série 'teen'. Trevor apareceu na 7ª e 8ª temporada e também na última que ainda está no ar.

2 comments:

  1. Climax também é péssimo para pessoas com epilepsia! Alguns momentos são mega coloridos e cheios de luz e incômodosss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossa, completamente :( Muitas luzes e muitos flashes

      Delete