Navigation Menu

Yashua Mack é o primeiro Peter Pan negro na história do cinema em 'Wendy'


Por Victoria Hope


Você alguma vez já imaginou ver um Peter Pan negro? Aliás, quantas vezes você leu um livro infanto-juvenil onde a aparência dos personagens não era descrita, mas automaticamente você os imaginava brancos?

Isso é a coisa mais normal do mundo, pois a indústria em geral há séculos incentiva o público a 'comprar' a imagem de padrões eurocêntricos para todos os personagens da literatura e cinema, até que esses personagens sejam representados por outra etnia que não seja branca.

Em tempos onde a diversidade está em pauta, o diretor Benh Zeitlin finalmente realizou seu sonho ao produzir o filme 'Wendy', que conta a história da protagonista de um dos contos de fadas mais amados da história.

Peter Pan / Wendy
Para quem não conhece a história, numa noite em Londres, Wendy e seus irmãos caçulas são acordados por um 'ser mágico' que diz ter perdido sua sombra. A partir daí, esse garoto com ajuda da fada Sininho, leva as crianças para um mundo mágico onde sereias e fadas existem, assim como piratas saqueadores e dezenas de criaturas mágicas. 

Na Terra do Nunca, nasce um grupo de garotos orfãos chamado 'Garotos Perdidos', onde vários meninos que foram abandonados ou fugiram de casa se sentem acolhidos e passam a participar de diversas aventuras juntos, com um desejo em comum: jamais se tornarem adultos.  

A protagonista da história / Wendy
Quem assistiu a clássico de animação e suas infinitas adaptações live action, sabe que no fim da história, Wendy se torna adulta e como ditam os valores patriarcais, se torna uma mulher totalmente dedicada apenas ao lar, sendo que por se tornar adulta, segundo os 'garotos perdidos', ela perde toda sua magia interior.

Sobre a escolha do elenco,  o diretor disse estar muito animado com sua escolha em entrevisgta para a Entertainment Weekly -"Yashua viveu em um campo Rastafari da Antigua sua vida inteira. Muitos lugares que você verá no filme, são como playgrounds para ele na vida real .- Disse Behn. "Ver esse garoto entrar no personagem foi uma das coisas mais chocantes que eu já vi em toda a minha vida. Ele realmente entendeu como interpretar esse personagem da forma mais real possível"  

Benh Zeitlin e Devin France
Ainda na entrevista, o diretor comentou que sua intenção era discutir o racismo 'escondido' dentro da trama, sendo que o tema foi ignorado época. É exatamente por isso que ele escolheu um menino negro entre mais de 2.500 atores mirins para este papel.

"Desconstruir essa história de forma radical é uma das grandes razões pelas quais decidi fazer esse filme. A história dele (Peter Pan) e a história da Terra do Nunca são muito importantes para mim. Quando você para e analisa a história clássica, há um nítido sexismo contra as mulheres da história e também racismo contra indígenas e negros." - Comentou o diretor.

O filme 'Wendy' já estreou nos cinemas norte americanos e festivais de cinema internacionais, porém não há previsão de lançamento do longa no Brasil até então. Resta torcer para que um dia esse filme chegue até a nossa audiência, pois essa representatividade é essencial para nossas crianças.

0 comments: