Navigation Menu

Inscrições para Concurso Curta Ecofalante prorrogadas até 31 de março



Por Victoria Hope

O concurso premia curtas-metragens sobre temas socioambientais feitos por estudantes de todo Brasil

Atenção estudantes apaixonados por cinema: foram prorrogadas as inscrições do Concurso Curta Ecofalante, um dos programas competitivos da Mostra Ecofalante de Cinema, até o dia 31 de março. Estudantes de graduação, ensino médio, cursos técnicos ou cursos livres de cinema terão mais uma vez a chance de participar do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.

Serão aceitos filmes com até 30 minutos de duração, feitos por estudantes de qualquer instituição de ensino do Brasil. O critério de seleção será a qualidade cinematográfica do trabalho e a relevância do tema, que deve abordar questões que dialoguem com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030. São eles:




Os filmes selecionados farão parte da programação da 9ª edição da Mostra Ecofalante, que acontecerá entre os dias 28 de maio e 10 de junho em São Paulo, e concorrerão nas categorias Melhor Curta Ecofalante – com prêmio de R$ 4.000,00 – e Melhor Filme pelo Público.

O Concurso Curta Ecofalante foi criado em 2015 com o objetivo de estimular a produção audiovisual brasileira, incentivando aqueles que estão no início de suas carreiras. Na última edição, foram recebidos trabalhos de estudantes de todas as regiões do Brasil. O curta “ATL – Acampamento Terra Livre”, de Edgar Kanaykõ Xakriabá (UFMG), foi o vencedor do Prêmio do Júri. “Mãe do Mangue”, de Isabella Cruvinel Santiago e Jonas Torralba Batista (FGV), recebeu menção honrosa. Já “Laklãnõ/Xokleng: Os Órfãos do Vale”, de Andressa Santa Cruz e Clara Comandolli (UFSC), foi o vencedor do Prêmio do Público.

O Concurso Curta Ecofalante é uma realização da Ecofalante, organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 2003 com o objetivo de realizar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da educação e da cultura. 

Nesta edição, o Concurso Curta tem apoio do WWF-Brasil, organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site: http://ecofalante.org.br/competicao/curta

0 comments: