Navigation Menu

PodPesquisa aponta crescimento do público feminino na podosfera



Por Lana Távora

A podosfera brasileira é um terreno dominado por homens, e isso não é uma novidade. No entanto, a PodPesquisa 2019 levantada pela ABPod (Associação Brasileira de Podcasters), mostrou dados muito interessantes sobre o aumento da participação feminina nesse novo mercado de áudio. Temas como cultura pop, política e feminismo têm crescido mais a cada ano em virtude da adesão de mulheres como público.

O questionário da PodPesquisa 2019 esteve disponível de 21 de outubro até 15 de dezembro de 2019, e obteve mais de 16 mil entradas de respostas válidas, focadas no perfil do ouvinte de podcast brasileiro. Em meio à perguntas sobre frequência de consumo, aceitação à propaganda e podcasts populares, os dados mais marcantes são quanto ao crescimento da plataforma em número e diversidade. O resultado foi liberado no dia 14 de março de 2020.

Segundo os dados, o crescimento do público feminino foi de 27%, 11 pontos a mais que em 2018, enquanto o masculino teve aumento de 72% contra 84% do ano anterior.

Retirado do levantamento de 2019 da ABPod.

O público LGBT+ também cresceu e atualmente corresponde à 18% do total de ouvintes de podcast no Brasil. Mais da metade dos respondentes assinam como bissexuais.

Quando perguntados sobre a quanto tempo ouvem podcasts, metade do público feminino assinalou a opção que dizia “até dois anos”. Durante esse período, os temas que mais cresceram em procura na plataforma foram cultura pop, ciências e feminismo. Podcasts com temática de empoderamento feminino, como o Bom Dia Obvious de Marcela Ceribelli, têm se beneficiado do crescimento desse nicho.

Além da ABPod, outras fontes também apontam para a conquista do espaço feminino dentro da plataforma. As iniciativas Mulheres Podcasters e O Podcast é Delas têm divulgado ativamente as produções feitas por mulheres, ou que tenham participantes femininas, sem custo. O incentivo é justamente para que a podosfera seja cada vez menos um “ambiente masculino”, e sim um espaço misto.

O podcast com host feminino que mais cresceu no último ano, foi o Hoje Tem da podcaster Leila Germano. Outro programa que já era considerado grande em 2018 e mais uma vez se mostrou popular, foi o podcast Mamilos, apresentado por Ju Wallauer e Cris Bartis.

À esquerda Leila Germano, host do podcast Hoje Tem. À direita, Ju Wallauer e Cris Bartis do programa Mamilos.

Mais detalhes sobre o crescimento da participação feminina na podosfera poderão ser analisados no segundo semestre de 2020, quando saírem os resultados da segunda PodPesquisa - desta vez destinada aos produtores de conteúdo. 

Os resultados completos da PodPesquisa 2019 podem ser encontrados aqui.

Você já ouviu o podcast da Amelie Magazine? O AmyCast está disponível na aba e no Spotify.




0 comments: