Navigation Menu

[Coletiva] Um papo com Donald Mowat, Indicado ao Oscar pela maquiagem, cabelo e próteses de Duna

 

Por Victoria Hope

Nesse sábado (26), Donald Mowat, o designer canadense de maquiagem e cabelos que concorre ao Oscar  desse ano na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo por 'Duna', participou de uma coletiva internacional para falar um pouco sobre o longa e o processo de criação dos visuais que foram cruciais para contar a história do novo longa de Dennis Villeneuve.

Mowat é um é um dos maquiadores mais requisitados da indústria cinematográfica. Ele atuou como chefe do departamento de maquiagem e design em filmes como The Fighter, 8 Mile, Sicario, O Abutre (Nightcrawler),Prisioneiros, Animais Noturnos (Nocturnal Animals), Stronger, Blade Runner 2049 e como maquiador pessoal para Daniel Craig em Skyfall e Spectre

Seus trabalhos recentes incluem o indicado ao Oscar de Melhor filme, Duna (dirigido por Dennis Villeneuve e estrelado por Timotheé Chalamet),  Blade Runner 2049 (dirigido também Dennis Villeneuve e estrelado por Ryan Gosling), First Man (dirigido por Damien Chazelle, estrelado por Ryan Gosling e Claire Foy), The Darkest Minds (dirigido por Jennifer Yuh Nelson, estrelado por Amandla Stenberg) e Velvet Buzzsaw (dirigido por Dan Gilroy, estrelado por Jake Gyllenhaal).

Visual do Barão Harkonnen / Foto: Warner Bros. Pictures

Durante a coletiva, o maquiador traçou um panorama de seus maiores desafios no quesito de maquiagem e cabelo, além de revelar que estará presente também no set de Duna 2. Mowat revelou que se sente muito privilegiado por poder atuar na área por mais de 36 anos e que essa indicação ao Oscar significa algo bem especial em sua carreira, mas que sua felicidade não está na premiação, mas em sim no fato de ainda poder atuar na indústria após tantos anos.

Quanto a evolução da tecnologia da qualidade de filmagens, o diretor confessou que inicialmente, não apenas ele, mais muitos maquiadores estavam receosos, afinal, haviam duas questões com a chegada de tanta tecnologia, sendo a primeira, o uso de CGI, que para muitos profissionais da maquiagem, acaba mudando o trabalho original deles e em segundo lugar, com a qualidade cada vez maior da resolução de câmeras, os profissionais de make e cabelo precisaram evoluir ainda mais, para que as câmeras HD não demonstrassem pequenas falhas nos projetos. 

Donald recebeu inúmeras premiações e reconhecimento por seu trabalho com maquiagem, incluindo o mais recente, sua indicação ao Oscar de Melhor Maquiagem e cabelo por Duna e o Bafta por Blade Runner 2049. Confira nossas perguntas durante a coletiva:


Amélie: Sabemos que sua maior inspiração para os visuais da família Harkonnen em Duna, bebeu de filmes como no visual da Ilha do Doutor Moreau e Apocalipse Now. Com isso em mente, como foi o processo de escolha desses dois longas para a referência?

Donald: Os artistas de storyboard e o Denis, já estavam pensando nos visuais muito antes do roteiro, então eles já tinham algumas ideias e eu sabia que teria algo relacionado a Apocalipse Now, mas eu pensei na Ilha do Doutor Moreau, porque havia algo sobre o Barão que parecia ser diferente, então tivemos que tomar muito cuidado para não fazer fat-shaming (com o personagem). Sentei com Denis quando ele estava fazendo a escalação de elenco e nós concluímos que o barão deveria ser um homem poderoso, não alguém engraçado ou alguém de comédia, que o o que geralmente fazem com personagens assim.

Ele concordou. então esse foi nosso primeiro ensaio fotográfico. Doutor Moreau tinha essa pele hiper branca e suas roupas eram excêntricas, então algo nele trouxe uma resposta imediata de Stellan, inclusive. Sua cabeça, por exemplo, era super Apocalipse Now, quando ele estava na cena do vapor, mas para mim, era mais Doutor Moreau, porque era espalhafatoso e ao mesmo tempo, poderoso e perigoso. Foi isso o que aconteceu, cada personagem tinha seus elementos. 

Amélie: Falando sobre o Barão Harkonnen, quantas horas foram necessárias para montar o visual completo de Stellan Skarsgård?

Donald: Bom, quando nós terminamos o orçamento e vimos quantas pessoas precisaríamos para criar esse visual, quantos maquiadores precisariam estar em cena, com ele vestido já com o figurino, levaria mais ou menos em torno de 4 horas, com a necessidade de 5 pessoas para prepará-lo, mas quando ele estava sem as roupas, seriam 6 horas de aplicação. 

O que aconteceu no filme, foi que Stellan e Denis decidiram que o personagem ficava mais incrível sem as roupas, então quando eles decidiam não usar roupas, isso aumentava muito nosso cronograma e o valor do nosso orçamento, porque tínhamos que adicionar alguns dias extras de filmagens. Para mim isso foi meio como 'Ah, isso com certeza vai aumentar nosso tempo de trabalho', mas nós amamos o que fazemos então isso funcionou muito bem. Stellan é tão entusiasmado com o trabalho, que ele faz todo esse processo ser bem mais fácil. 

0 comments: