Por Victoria Hope
A HBO Max anuncia a estreia do filme documental da HBO Original Being Mary Tyler Moore , no dia 30 de maio. Dirigido pelo ganhador do Emmy® James Adolphus (“Soul of a Nation”) e produzida por Lena Waithe (“A Thousand and One”), Debra Martin Chase (“Harriet”) e Ben Selkow (“Q: No Olho da Tempestade” da HBO), a produção estará disponível na HBO e HBO Max.
Com acesso sem precedentes ao vasto arquivo de Mary Tyler Moore, Being Mary Tyler Moore apresenta o ícone da tela cuja carreira durou sessenta anos. Combinando a narrativa pessoal de Moore com o ritmo de suas conquistas profissionais, o filme destaca seus papéis inovadores e o impacto indelével que ela teve nas gerações de mulheres que a seguiram.
A carreira de Moore rompeu fronteiras em diferentes momentos, principalmente em seus papéis cômicos como Laura Petrie, na comédia dos anos 1960 "The Dick Van Dyke Show", e como a solteira profissional Mary Richards, em “The Mary Tyler Moore Show” na década de 1970, ambos os quais a colocaram na vanguarda da representação feminina na televisão e a consolidaram como modelo para mulheres trabalhadoras independentes.
Being Mary Tyler Moore | Foto: HBO/ Arquivo THR |
Reconhecendo que muito de si mesma estava entretecido em seus personagens lúdicos, ela lutou nos bastidores, lidando em particular com uma tragédia imensurável que se repetiu em sua interpretação de uma mãe enlutada no filme "Gente Como a Gente", pelo qual foi indicada ao Oscar em 1980.
Nos últimos trinta e cinco anos de sua vida, Moore passou por um período transformador de autodescoberta, mudando-se para a cidade de Nova Iorque, encontrando o amor verdadeiro e tornando-se uma defensora global impactante da pesquisa sobre diabetes. Being Mary Tyler Moore documenta a vida de uma artista complexa que mudou a dinâmica de como as mulheres eram retratadas na televisão, que teve uma influência de longo alcance nos negócios por meio de sua própria produtora e ajudou a trazer uma grande mudança por meio de seu trabalho como Presidente Internacional da Fundação de Pesquisa em Diabetes Juvenil (JDRF).