Navigation Menu

Paramount Pictures adota recursos de acessibilidade em seus lançamentos

 

Por Victoria Hope

Por meio do aplicativo Greta, distribuidora oferece ao público audiodescrição, legendas descritivas e libras nas versões dubladas e legendadas em português de seus filmes para o cinema

Com o objetivo de proporcionar acesso universal aos filmes de seu catálogo, a Paramount Pictures oferece recursos de acessibilidade aos seus lançamentos. Por meio de parceria com o aplicativo Greta, os longas da distribuidora trazem a tecnologia com alternativas para pessoas com deficiência, como audiodescrição para cegos e legendas descritivas e libras para surdos nas versões de filmes dubladas ou legendadas em português.

A novidade foi implementada já em janeiro, com o filme “Babilônia”, do diretor Damien Chazelle, que traz Brad Pitt, Margot Robbie, Tobey Maguire e Diego Calva no elenco. A parceria se manteve para “Pânico VI” e, em abril, os espectadores já poderão assistir a "Dungeons and Dragons: Honra Entre Rebeldes”, que chegou aos cinemas no último final de semana.

App Greta / Foto: Divulgação

Além das legendas descritivas (com possibilidade de diferenciação de personagens por cor de texto) e da audiodescrição e das libras, o público também conta com uma agenda completa com os horários e sessões mais próximas. Para acessar, uma facilidade: não é necessária a conexão com a internet, já que cada usuário pode baixar todos os arquivos referentes ao filme que irá assistir em casa e usar o app em modo avião dentro das salas. A sincronização é feita a partir de uma tecnologia de reconhecimento de áudio do filme.

Para César Silva, Vice-Presidente e Diretor Geral da Paramount Pictures Brasil, a parceria com o Greta é uma etapa importante para avançar na acessibilidade dos conteúdos da distribuidora no Brasil: “A Paramount acredita que o cinema deve estar disponível para todos. Como forma de tornar essa experiência possível e o acesso simples, buscamos uma tecnologia que fosse a mais completa. É um passo crucial e que deve ser prioridade de toda a indústria. Torcemos e seguimos trabalhando para que a pauta avance e as soluções disponibilizadas por nós e exibidores se popularizem para que o cinema seja um entretenimento agradável e inclusivo para todos os públicos”.


0 comments: