Por Victoria Hope
Heróis de Sangue é um dos destaques do Festival Filmelier no Cinema, uma realização da Sofá Digital, com venda aberta no site oficial do evento. Ao longo de três semanas, de 19 de abril a 10 maio, o festival vai exibir 20 filmes inéditos cinemas de mais de 30 cidades brasileiras.
Estrelado por Omar Sy ('Intocáveis'), Herói de Sangue (Father & Soldier) é um drama de guerra franco-senegalês que estreou na mostra "Un Certain Regard" no Festival de Cannes 2022. Sy, que também é produtor do filme, entrega uma atuação impactante e fora de seu lugar de conforto, enquanto a história baseada em uma história pouco contada da Primeira Guerra é um retrato emocionante da relação pai e filho.
O filme tenta de forma interessante, analisar o colonialismo francês e foi sucesso de bilheteria na França, mostrando como os soldados franceses, com uso de força bruta, retiraram homens senegaleses de suas famílias para obrigá-los a lutar na guerra.
Omar Sy interpreta Bakary, resgatando o idioma Fula de sua origem ao trazer esse pai para a tela. Em um ato de amor e desespero, Bakary se alista ao exército francês para ficar ao lado de seu filho e acompanhá-lo em sua jornada, prometendo nunca deixá-lo sozinho.
De forma primorosa, o longa estampa a futilidade da busca pela 'glória' através da guerra e também serve como um memorial aos homens senegaleses que forram forçados a lutar e perderam suas vidas em nome de um país que quase os dizimou. Apesar do ritmo demasiadamente lento do filme em alguns momentos, a história emociona, principalmente nos minutos finais onde vemos os resultados da guerra, relembrando que o apagamento da história é algo real, intencional e que não pode ser aceito.
Nota: 8.5/10