Navigation Menu

Festival Filmelier 2023 | Blue Jean

 

Por Victoria Hope

Inglaterra, 1988 - O governo conservador de Margaret Thatcher's está prestes a aprovar uma lei que estigmatiza e criminaliza gays e lésbicas, forçando Jean, uma professora de educação física, a esconder sua sexualidade e viver uma vida dupla, mas a chegada de uma nova aluna fará essa mulher repensar suas escolhas. Essa é a trama de Blue Jean, filme premiado que estará em cartaz durante o Festival Filmelier no Cinema. 

Não há hora mais propícia do que agora para que o público conheça e assista Blue Jean no Festival Filmelier, principalmente nesse momento onde o retrocesso e leis prejudiciais contra a comunidade LGBTQIAP+ voltaram com força total ao redor do mundo. 

Essencialmente, Blue Jean é um conto sobre auto aceitação e sobre a solidariedade intergeracional entre lésbicas, mostrando a importância da união da comunidade em tempos tão sombrios onde os poucos direitos que diversas minorias tem, pouco a pouco são dizimados.

O filme acerta ao trazer uma protagonista cheia de conflitos: Ela não é heroína, tampouco vilã, mas sim uma pessoa com medo do que pode acontecer com ela, sua família, seu emprego e amigos em meio há tanta violência. Rosy McEwen, que interpreta Jean, entrega uma performance contida, porém poderosa ao mostrar as diversas facetas da personagem.

Alguns dos melhores momentos do filme acontecem enquanto Jean está em contato com o espaço seguro sáfico, onde a diversão, romance e o sentimento de fraternidade tomam força e a principal mensagem  que fica é a de que a comunidade precisa se unir, mas acima de tudo, pessoas de fora, aliados, devem se unir a comunidade para lutar e evitar que o retrocesso retorne. 

NOTA: 9/10

0 comments: